Escute as preocupações das pessoas, reconheça suas emoções e demonstre que você se importa com elas. Saiba como!
Pessoas conversando no escritório (Foto: Pexels)
, jornalista
5 min
•
8 dez 2023
•
Atualizado: 8 dez 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Seu time costuma procurar culpados, são resistentes ou dizem que sempre foi assim? Não procuram novas soluções? Você precisa construir um ambiente de confiança antes de corrigi-los.
Sabemos que a sua vontade é dar as respostas e resolver rapidamente o problema.
Mas acredite: se você optar em escutar as preocupações das pessoas, reconhecer suas emoções e demonstrar que você se importa com elas – mesmo que não concorde –, sua solução será muito melhor recebida.
É o que a escritora Amare Way, em seu livro “The Amare Wave: Uplift Your Business by Putting Love to Work”, orienta.
Para você ter uma noção, um estudo da Harvard Business Review, mostra que as pessoas que trabalham em empresas de alta confiança relatam:
Agora, se questione para saber se você está no caminho correto:
Compartilhe informações de forma aberta e sincera: “não omite informações do time. Mantenha-os atualizados sobre o que acontece na empresa. Jamais tome decisões em segredo”, escreve Abbey Lewis para a Harvard Business.
Forneça feedback com frequência: seja uma liderança clara com a equipe. Compartilhe como os funcionários estão acompanhando seu desempenho, tanto de forma positiva quanto construtiva.
Comece com autoconsciência: “lideranças tornam-se mais autênticas quando começam por saber quem são – o que valorizam, no que são bons, quão inteligentes são emocionalmente – e como os outros as percebem”, comenta Lewis.
Mostre vulnerabilidade: engana-se se você pensa que liderança não é vulnerável. Quando elas revelam os seus tropeços e os seus fracassos, são vistos como mais acessíveis e menos arrogantes, como aponta este estudo. Comece compartilhando lições de erros passados.
Cumpra os compromissos: para isso, garanta que suas ações estejam alinhadas com suas palavras.
Demonstrar integridade e justiça: “Todos os membros da equipe devem poder contar com os seus líderes para um tratamento justo, especialmente quando se trata de oportunidades de crescimento. Proporcione a todos experiências de aprendizagem para que possam desenvolver suas habilidades, seja por meio de projetos, programas de treinamento ou outras funções na organização”, conta Lewis.
Além disso, a conexão emocional ajuda a construir um senso de comunidade e propósito. Quando as pessoas se sentem conectadas umas às outras, elas se sentem mais motivadas a trabalhar juntas para atingir um objetivo comum.
Leitura recomendada
Agora, aprenda, na prática, os 3 níveis de eficiência que toda empresa precisa aplicar e executivos precisam aprender para se manter relevante. Confira!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra é head de conteúdo na StartSe, especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!