Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Conheça BeReal, a rede social da Geração Z

O Instagram tem um novo rival. Fundada em 2020, o BeReal é uma rede social "real para pessoas reais" e possui uma proposta contrária do Instagram. Mesmo assim, parece estar sendo copiada pelo último.

Conheça BeReal, a rede social da Geração Z

, Produção de Conteúdo

6 min

23 ago 2022

Atualizado: 30 nov 2022

Na contramão do Instagram, a rede social francesa tem a proposta de encorajar seus usuários a serem “eles mesmos”, numa versão mais autêntica de si. 

Fundada em 2020 e ganhando popularidade entre os aplicativos móveis mais baixados dos Estados Unidos no segundo semestre de 2022, BeReal surgiu com a premissa de fazer as pessoas mostrarem o que estão vendo no agora, e como reagem a isso. 

Apesar de ter uma interface um tanto quanto parecida com a do Instagram, as funcionalidades são quase que opostas. Os usuários podem compartilhar apenas uma foto por dia, sem filtro ou edição - nem vídeos são permitidos - e em horários avulsos, determinados pela própria plataforma. 

O app registra o que a pessoa está observando pela câmera traseira, e também captura seu rosto pela câmera frontal, para mostrar sua reação. A imagem some assim que a plataforma liberar outro aviso de publicação - e então, o usuário terá até 2 minutos para registrar algo interessante para compartilhar com suas conexões. 

Há ainda um detalhe: caso, nestes 2 minutos, o usuário descarte a primeira tentativa, a segunda, e assim por diante, esse número de tentativas ficará registrado e visível a todos os outros. Como se, de alguma forma, o aplicativo te induzisse a postar a primeira imagem, bem espontânea e natural mesmo.

Diferente do Instagram, onde muitas vezes os perfis se tornam diários pessoais, o BeReal não deixa registros antigos. Além disso, não fomenta a existência de perfis “públicos”, isto é, só aparecerão no seu feed as publicações de seus amigos, que precisam te enviar um convite prévio, ou te adicionar de volta. E o número de amigos de cada pessoa é confidencial - não há mais aquela disputa por número de seguidores. 

Foto: Divulgação/BeReal

Até existe um “segundo feed” chamado Discovery, onde aparecem publicações de outros usuários fora de sua rede de conexões, entretanto os usuários precisam permitir que suas postagens sejam compartilhadas com todos ou somente com amigos; e mesmo assim, no dia seguinte elas somem.

Também não há mais a preocupação com likes. Ainda que o Instagram tenha retirado a visualização do número de curtidas das publicações na versão mobile, ainda é possível visualizá-las pelo desktop. No BeReal, não existem curtidas. Os usuários interagem com RealMoji, ou seja, tiram uma selfie imitando a reação de um emoji.

A essa altura do campeonato, você deve estar se perguntando

Como o Instagram pode ter sido acusado de copiar uma rede social tão diferente de sua proposta original?

O Reels, que é uma aposta da Meta para combater o TikTok, agora parece ter novos rivais.

No mês de julho, o Instagram começou a liberar o recurso “dual”, em que os usuários podem capturar algo para o Reels com a câmera traseira, e mostrar sua reação na câmera frontal simultaneamente. 

Apesar de ser uma inspiração visual muito semelhante ao recurso principal do BeReal, o  Instagram Reels foca nas gravações de vídeo, além de permitir edições.

A novidade é que agora, no dia 22/08, foi divulgada por Alessandro Paluzzi a nova ferramenta do Instagram que irá notificar os usuários em um horário específico e fazê-los postarem uma foto autêntica com a câmera traseira e sua reação na câmera frontal, chamada de IG Candids. 

CONFIRA TAMBÉM:


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Produtora de conteúdo na StartSe, roteirista e organizadora do Podcast Organizações Infinitas.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo