Confira por que a rede social de inspiração tem chamado a atenção de empresas e como você pode usá-la para aumentar as vendas de seu negócio!
(Foto: divulgação Pinterest)
, jornalista
6 min
•
28 jan 2022
•
Atualizado: 17 ago 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Sabrina Bezerra
O Pinterest é uma plataforma de inspiração baseada em imagens. Na prática, você encontra perfis com conteúdos de arte, decoração, moda, entre outros.
Fundado em 2010, tornou-se um dos maiores mecanismos de busca de ideias, e tem mais de 300 milhões de usuários ativos mensalmente - o que fez muitas empresas como Amaro, Samsung e Westwing usarem a rede social como estratégia de marketing.
Não à toa que nos últimos meses, a plataforma implementou uma série de recursos business (que contaremos ao longo deste artigo) - seguindo a tendência do Instagram, Facebook e TikTok.
Mas parece que no Pinterest, a concorrência para atrair usuários não é tão acirrada. Isso porque, “97% das buscas não estão relacionadas a uma marca específica”, diz a empresa - o que vale é o conteúdo criativo e inspirador.
Usuários buscam, compartilham e salvam os pins - como são chamadas as publicações da plataforma. Este conteúdo, por sua vez, fica no board, uma espécie de painel do Pinterest. E, como as outras redes sociais, usuários também conseguem seguir e ter seguidores.
“As marcas podem colocar seus catálogos de produto em seus perfis na plataforma, assim como criar pins com tendências e inspirações”, aconselha a rede social.
Para analisar os dados das postagens, a plataforma disponibiliza o Pinterest Business - recurso para perfis comerciais - que mostra métricas de acessos, impressões e pins.
Além disso, caso você queira investir em campanhas de publicidade, é possível por meio do Pinterest Ads. “Empresas de qualquer tamanho e setor podem criar campanhas de publicidade no Brasil”, diz a companhia - que permite que você escolha quanto quer gastar e por quanto tempo os anúncios serão exibidos.
As redes sociais têm um papel importante quando o assunto é venda. Isso porque "90% das informações que uma pessoa recebe do ambiente são transmitidas pelo sentido da visão. (…) Isso significa que ‘compramos com os olhos’ em um primeiro momento”, diz Norberto Almeida de Andrade, especialista em neuromarketing. Dito isso, confira abaixo dicas de como se destacar no Pinterest:
“Os melhores pins são os que são interessantes visualmente, que contam uma boa história e que despertam a curiosidade. Usuários, marcas e criadores de conteúdo podem escolher entre diversos formatos - de estáticos a vídeos e Idea Pins - uma tela com várias páginas na qual podem compartilhar ideias", diz o Pinterest.
Mostre o produto ou serviço em primeiro plano, evite imagens abstratas ou de estilo de vida que não destaquem a marca, inclua o logotipo em todos os pins (mas de maneira discreta) e use palavras-chave nos títulos e descrições - “o que é indispensável para o conteúdo aparecer nas pesquisas”, conta o buscador de ideias.
Já para se destacar no feed, o ideal é postar fotos em alta qualidade e na vertical. “O Pinterest recomenda a proporção de 2:3 (por exemplo, 1.000 x 1.500 pixels)”, conta a rede social.
Não é segredo que o TikTok fez o mercado de vídeo curto crescer - e o modelo é bem-vindo no Pinterest. A dica principal é mostrar algo marcante já nos primeiros segundos para chamar a atenção dos usuários. “Para conteúdo orgânico, opte por vídeos de 15 segundos a 1 minuto de duração. Para anúncios de vídeo, a duração recomendada é entre 6 e 15 segundos”, afirma.
E é para sempre. De acordo com a empresa, todo o conteúdo criado e postado no Pinterest não tem data de validade: os pins de todos os formatos ficam disponíveis para sempre na plataforma e podem ser descobertos indefinidamente por meio de pesquisas e perfis.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra é head de conteúdo na StartSe, especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!