Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Como um perfil empreendedor deve ser?

Conheça as capacidades que você pode desenvolver ao longo dos anos para se tornar um bom líder e empreendedor

Como um perfil empreendedor deve ser?

Mulher liderando reunião de equipe em escritório (foto: Hinterhaus Productions/Getty)

, Redator

5 min

1 nov 2021

Atualizado: 15 dez 2022

Por Tabatha Benjamin

Transformar-se em um empreendedor de sucesso exige que você percorra um longo percurso repleto de aprendizados e novidades. E, muito além disso, é importante desenvolver habilidades que te tornarão um líder exemplar. 

Mas antes de saber quais são essas habilidades, é importante conhecer uma filosofia chamada lifelong learning, que te prepara ao longo da vida para alcançar o perfil de empreendedor tão almejado.

FILOSOFIA LIFELONG LEARNING

Você sabe o que é lifelong learning? Trata-se da mentalidade de desenvolvimento contínuo, a filosofia de buscar sempre atualizar seus conhecimentos ao longo da vida, independente da idade e além da considerada educação formal.

Há algum tempo, as pessoas faziam um curso de graduação e consideravam-se “formadas”, como se já tivessem adquirido todo o conhecimento necessário para seguir sua profissão. Mas isso não é bem verdade, considerando que a tecnologia faz com que as áreas de conhecimento estejam em constante evolução. E o bom profissional busca atualizar-se conforme esse avanço.

Quando falamos em desenvolver conhecimentos, não é apenas sobre hard skills, as habilidades técnicas, como também sobre soft skills, as habilidades comportamentais. 

Para isso, é importante estar atento ao mercado, buscar se informar, ler livros, fazer cursos e procurar aprender algo novo todos os dias ou reservar um tempo para isso. 

O lifelong learning conta com alguns pilares:

Habilidade de conhecer - quanto mais você conhece suas preferências, mais fácil será criar um hábito.

Aprender a fazer - conhecimento teórico é importante, mas saber aplicá-lo na prática também.

Aprender a conviver - é fundamental saber conviver com outras pessoas, conciliar conflitos e aprender com as relações humanas.

Aprender a ser - e o mais importante é aplicar tudo isso à sua rotina para que faça parte da sua personalidade e não seja um sacrifício.

AS 7 HABILIDADES IMPORTANTES PARA SER UM BOM LÍDER E EMPREENDEDOR

Agora que você já conhece a mentalidade de desenvolvimento contínuo, saiba quais são as competências buscadas para fortalecer o perfil empreendedor.

1 – Capacidade de liderança: um bom líder assume as responsabilidades e sabe delegar tarefas de acordo com o perfil de seus colaboradores, além de ser proativo e saber incentivar e motivar a equipe, passando confiança.

2 – Capacidade analítica: em um mundo cheio de informações, ter discernimento é um grande diferencial, e a capacidade de analisar torna-se ainda mais importante.

3 – Learnability: também é importante desenvolver sua capacidade de aprender. Ou seja, estar aberto a aprender constantemente e produzir conhecimento, conteúdo e habilidade permanentes.

(Foto: Austin Distel on Unsplash)

4 – Inovação:  além de se atualizar em sua área de atuação, o ideal é ser curioso com outras áreas. Afinal, descobrir novos assuntos é uma excelente forma de ter um repertório de soluções diversificado e atual.

5 – Resiliência: um bom empreendedor sabe lidar com adversidades, críticas, situações de crise e pressões e é capaz de retornar à estabilidade emocional após as dificuldades.

6 – Criatividade:  com a rapidez com que tudo acontece atualmente, ser criativo é um diferencial para buscar resoluções eficientes para os mais diversos problemas.

7 – Comunicação: a capacidade de se comunicar de forma efetiva é extremamente importante no desenvolvimento pessoal e profissional.

SEJA UM LÍDER EXPONENCIAL 

Quer uma dica de curso em que você pode conhecer melhor e adquirir algumas dessas competências? Então garanta sua vaga na nossa formação intensiva para lideranças no mundo VUCA:

Volatility - volatilidade

Uncertainty - incerteza

Complexity - complexidade

Ambiguity - ambiguidade

Com essa formação, você será capaz de dominar as habilidades para gerir equipes dinâmicas, reagir rapidamente ao mundo do agora, liderar processos de inovação e abrir espaço para alavancar sua carreira neste novo mercado.


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo