Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Como o Generative Marketing vai revolucionar o marketing

Entender as possibilidades do Generative Marketing vai se tornar fundamental para qualquer profissional, empreendedor ou executivo

Como o Generative Marketing vai revolucionar o marketing

ChatGPT da OpenAI (foto: Getty Images)

, Chief Innovation Officer

5 min

15 dez 2022

Atualizado: 4 jan 2023

Todos nós, de uma forma ou outra, tivemos que aprender sobre Marketing. Entendemos que nunca dominaremos totalmente o Marketing pois sabemos que o Market nunca irá parar de se transformar. E as transformações no Mercado nunca foram tão intensas como nos últimos anos.

Tivemos que aprender os fundamentos da publicidade e propaganda. E, acompanhando as recentes revoluções tecnológicas, sociais e comportamentais, tivemos que aprender sobre geração de conteúdo… Content, Inbound and Attraction Marketing.

Tivemos que aprender (ainda estamos tentando aprender) sobre Mate-Marketing. A convergência da Matemática e ciência dos dados com a persuasão e economia comportamental, que através dos algoritmos de influência e recomendação já estão causando mudanças importantes nos mercados.

Possivelmente teremos que aprender também sobre Meta-Marketing, as oportunidades do marketing no Metaverso. Ou talvez seja melhor dizer nos metaversos, enquanto não conseguimos entender ainda o que será isto. Mas, seja o que for, certamente trará impactos nos mercados.

O importante é não pararmos de aprender. E reconhecer que precisamos de um novo ritmo de investigações e descobertas para não perdermos o grip com o que está mudando nos mercados.

Neste exato momento, acredito que precisamos aprender sobre uma nova próxima Revolução do Markerting: o Generative Marketing.

Generative Marketing eu chamo o marketing acionado e acelerado pelas tecnologias e ferramentas Generative AI (Inteligência Artificial Generativa). 



 “Generative AI é um tipo de Inteligência Artificial que é focada na criação rápida e fácil de novas ideias ou coisas. Generative AI é alimentada por algotitmos de machine learning que consegue aprender com os dados e desta forma criar conteúdos baseados nestes aprendizados.”   

Entender as possibilidades do Generative Marketing vai se tornar fundamental para qualquer profissional, empreendedor ou executivo. Nesta onda de novas tecnologias ainda estão ocultas as novas soluções para o intricado processo do marketing de conteúdo, que ainda é cheio de fricções, lentidões e ineficiências.

O Generative Marketing pode nos ajudar a reinventar várias partes dos fluxos de trabalho de marketing. Algumas possibilidades:

  1. Pesquisar e Idear: iniciar e destravar o processo criativo com insights e possibilidades geradas pelos algoritmos. 
  2. Sintetizar: processar as extensas pesquisas e inúmeros dados já coletados para conseguir gerar resumos, insights e recomendações. 
  3. Destravar e Simplificar: auxiliar copywriters propondo opções para destravar copywriting e manter o processo criativo fluído, veloz e incrível.
  4. Criar, Desenhar e Diagramar: criar imagens únicas e originais, e superar as cansativas e pouco eficazes jornadas pelos bancos de imagens. Mas imagine também criar suas músicas e vídeos.
  5. Adaptar: produzir variações de posts e peças únicas de conteúdo para atender os diferentes canais e medias.
  6. Prototipar:  produzir rapidamente diversas opções de Ads e Landing Pages sem o lento e caro processo de ficar gerando versões até o chefe dizer que gosta.
  7. Validar: promover o aprendizado validado através de testes A/B e lean experimentation.
  8. Dialogar: interagir diretamente com humanos, ou outros bots, nos mais diversos canais e medias. 
  9. Traduzir: traduzir conteúdos incríveis para audiências internacionais.
  10. (?): outras possibilidades de algo que deve estar sendo criado agora.

Acho que vale arriscar esta predição: o Generative Marketing vai revolucionar o marketing. E por isto, e tantas outras transformações que afetam os mercados, precisamos nos manter vigilantes, curiosos e inovadores.

Não podemos parar de aprender. 

Não podemos parar de inovar.

Visite os links e experimente algumas destas ferramentas:

E é legal que aqui no Brasil já vemos até early-stage startups como a:

Se você está interessado em participar do primeiro grupo de estudo de Generative Marketing entrega seu e-mail aqui.


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Chief Innovation Officer na StartSe | Autor "Organizações Infinitas"

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo