Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA
Ver todosCertificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação
Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo
As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio
Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada
Comunidades
Amplie seu networking, encontre parceiros de negócios e discuta as maiores tendências e inovações com a alta liderança do mercado
Comunidade de negócios para empresários e executivos que são alumni da StartSe e protagonistas de empresas do AGORA.
Comunidade de lideranças de RH das maiores empresas do Brasil e do mundo, para desenvolvimento, networking e transformação cultural.
Tais Targa, especialista em carreira, conta nesta coluna sobre a importância de encarar os erros dentro da empresa para inovar e como estimular o time a fazer o mesmo. Confira!
Homem cansado no trabalho (Foto: via Canva)
, Colunista
3 min
•
12 abr 2023
•
Atualizado: 19 mai 2023
Se você não está falhando, você não está inovando o suficiente. Falei isso para um cliente que sofreu muito com sua liderança que era intolerante a qualquer erro.
O que precisamos, no entanto, é: aprender com nossos erros e colocarmos o nosso foco nas soluções. Um equívoco pode ser, sim, uma grande oportunidade de aprendizagem ou um ponto de virada para melhorarmos nossos processos.
Diariamente vejo muita gente que não se coloca em ação simplesmente por medo de errar. Eu mesma fazia isto. Há um tempo, calei o meu crítico interno e me permiti falhar, inovar e não seguir o ideal da perfeição.
Foi o ponto de virada para minha vida e carreira. Mais criatividade, bem-estar físico e mental. Vejo muitos líderes que têm pouca tolerância aos erros dos seus subordinados e às vezes nas sutilezas corroboram com a cultura do medo (de errar).
O resultado imediato pode até ser bom, mas se não há espaço para o erro não há inovação, não há criatividade.
Feedbacks são importantes, assim como ajustes no meio do caminho. No mundo competitivo que vivemos, é preciso ter uma cultura inovadora, adaptável às demandas do mercado e por isso devemos repensar nossa forma de lidar com os erros.
Claro que existem segmentos de mercado como os da empresa de saúde, construção civil e auditoria, por exemplo, onde não se pode errar. Mas, geralmente, empresas que são altamente punitivas ao colaborador que erra, está de alguma forma, corroborando com morte da inovação e criatividade. Isto pode ser uma falha grave na contemporaneidade.
Mas em uma empresa inovadora é preciso existir segurança psicológica em ousar. E quem ousa não pode entrar na “pira” da perfeição.
É preciso ter a segurança necessária para crescermos com os nossos equívocos e nada melhor do que um líder que entenda isto. Um erro pode ser uma oportunidade de mudança, de aprendizagem, de reinvenção. É com este olhar que precisamos orientar e abordar o colaborador. Mais foco nas soluções e mais possibilidades de crescimento com as falhas. É o que orientamos, por exemplo, aqui na TTarga - Carreira e Recolocação.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Colunista
Psicóloga, Mestre em Educação, Job Hunter, Especialista em Recolocação e Carreira. Reconhecida como uma das brasileiras com mais destaque na produção de conteúdo no LinkedIn – LinkedIn Top Voices. Empreendedora. Diretora da empresa TTarga Carreira e Recolocação Autora do Livro Você de Emprego Novo - Editora Évora.
Leia o próximo artigo