Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Como falar bem?

Veja 4 dicas que vão te ajudar a desenvolver uma comunicação assertiva

Como falar bem?

Mulher treinando o discurso em frente ao espelho (Fonte: Getty Images)

, Repórter

7 min

6 dez 2022

Atualizado: 2 jan 2023

A arte de se comunicar… Amada pelos extrovertidos e temida pelos mais tímidos. A boa notícia é: isso não precisa ser via de regra. A comunicação está em todos os lugares em que existam trocas, desde gestos, até a forma que você escreve para transmitir uma mensagem – e existem algumas maneiras claras de aprimorar essas habilidades. 

Além disso, “falar bem” não é só dizer palavras. É necessário ter repertório, domínio da gramática e o mais importante: dedicação. Pessoas com boa oratória estão sempre dispostas a aprender mais sobre os assuntos que dominam ou não, assim, não há possibilidade de “travar” ou não saber continuar uma conversa, independente do assunto. O que é essencial, principalmente no mercado de trabalho. 

Sabe quando você marca uma reunião de networking com alguém de outro setor? Ou quando te colocam em uma call inesperada no meio do dia? Então… Como você lida com esses momentos? Para se tornar alguém relevante, é importante que você esteja nutrido de informação para criar e engajar com os assuntos. 

Saber se comunicar de uma forma clara e fluida é fundamental para construir novas relações e crescer profissionalmente. Como fazer isso? Vou te ajudar mais adiante neste artigo. Primeiro, quero partir do princípio:

O QUE É A COMUNICAÇÃO?

Duas mulheres conversando (Fonte: Getty Images)

Basicamente: a ação de transmitir uma mensagem e, eventualmente, receber outra como resposta. Um processo que envolve a troca de informações entre dois ou mais interlocutores – o que significa que, é necessário que todos os envolvidos entendam o que está sendo dito de forma clara. 

Não há nada pior do que fazer uma apresentação sobre uma proposta de negócio e todos entenderem exatamente o contrário da sua ideia. Ou quando você, sem querer, acaba usando palavras que soam como grosseiras para o contexto. Chato, né? Essas situações implicam justamente a falta ou erro de comunicação (o que você não pode cometer!)

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: VOCÊ JÁ OUVIU FALAR?

São as diferentes formas de falar o idioma de uma nação de acordo com a sua influência. Abaixo, trago alguns exemplos:

  • Geográficas: diz respeito ao local em que ocorre a variação. Exemplos: os sotaques paulista e carioca.
  • Sociais: englobam as classes sociais, considerando que cada grupo usa palavras restritas à sua comunidade, levando em consideração fatores como os diferentes graus de escolaridade.
  • Situacionais: acontecem de acordo com a situação do diálogo, tratando-se de um contexto formal ou informal.

E O QUE ISSO TEM A VER COM “FALAR BEM”?

Agora que você já sabe o que é comunicação e as suas variações linguísticas, basta unir esses pontos para desenvolver o que chamamos de comunicação assertiva. Como fazer isso? Veja 3 dicas abaixo. 

1- SEJA DIDÁTICO

Pessoa fazendo apresentação para um grupo (Fonte: Getty Images)


Qual o contexto em que você deverá transmitir a mensagem? Quem é, ou quem são as pessoas que vão ouvir? Qual o nível de escolaridade delas? Preocupe-se em responder essas perguntas e garanto que a troca de informações será um sucesso. 

Deixe de lado as gírias e reserve o seu vocabulário técnico para as reuniões específicas. Além disso, use o seu corpo para representar a sua fala. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, 38% da mensagem é transmitida pela voz, enquanto 55% se dá pela linguagem corporal e apenas 7% por meio de palavras. 

2- APRENDA A ESCUTAR

Para se comunicar bem é necessário, primordialmente, escutar e entender o que o outro tem a dizer. Inclusive, aqui vai uma dica para quando precisar ouvir o seu colega de trabalho: faça algumas perguntas a si mesmo como “quem? quando? onde? como? por quê?” Elas vão te ajudar a entender o grau de clareza que está tendo sobre a conversa. E através disso, será mais fácil prosseguir com o assunto ou questionar caso tenha perdido algum ponto importante. 

3- TENHA AUTOCONFIANÇA

Mulher segurando uma caneta (Fonte: Getty Images)

Para falar bem, é necessário que você seja corajoso o suficiente – para isso, a autoconfiança é crucial. Como conquistá-la? 

Autoconhecimento: conheça seus pontos fracos, mas principalmente saiba quais são seus pontos fortes e foque neles. 

Apresentação pessoal: seja a melhor versão de si mesmo e capriche no visual. Afinal, como falamos acima, a comunicação vai muito além do que falamos. 

Positividade: errar é humano! Não se deixe chatear por uma voz trêmula ou por um esquecimento durante a fala. Foque em afirmações de incentivo e isso o deixará motivado. 

Linguagem corporal: preocupe-se em mostrar uma postura imponente e mostrar simpatia. Isso vai engajar o seu público, ou a sua conversa. 

4 ERROS QUE VOCÊ NÃO DEVE COMETER 

Como minha missão aqui é te ajudar a falar bem, nada mais justo do que reforçar o que você não deve (de jeito nenhum) fazer durante uma conversa. Veja abaixo:

1- Não respeitar as regras da língua portuguesa.

2- Não prestar atenção no outro.

3- Não se atentar à intensidade da sua voz. 

4- Não se atentar à variação linguística. 

DOMINAR A ARTE DA COMUNICAÇÃO É UMA DAS ESTRATÉGIAS MAIS PODEROSAS QUE VOCÊ PODE USAR NA SUA CARREIRA E NA SUA EMPRESA

Um exemplo claro onde ela pode ser usada é no seu marketing, capaz de aumentar a conversão e o interesse do seu público pelo seu produto ou serviço.

Você pode dominar a arte da comunicação de impacto e do marketing diretamente com os maiores profissionais da área, de forma totalmente online e com início imediato.

Se quiser dominar a arte da comunicação e usá-la de forma direta na sua carreira, principalmente se você é da área de marketing e comunicação, aqui é o lugar certo para você começar.


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista. Possui experiência no mercado financeiro, social media e customer experience. Passou pela XP Inc.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo