Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA
Ver todosCertificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação
Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo
As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio
Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada
Comunidades
Amplie seu networking, encontre parceiros de negócios e discuta as maiores tendências e inovações com a alta liderança do mercado
Comunidade de negócios para empresários e executivos que são alumni da StartSe e protagonistas de empresas do AGORA.
Comunidade de lideranças de RH das maiores empresas do Brasil e do mundo, para desenvolvimento, networking e transformação cultural.
Confira a nossa entrevista com Luciana Mendes, diretora de Recursos Humanos Americas na Tetra Pak, sobre desenvolvimento de lideranças
(Foto: Pexels)
, jornalista da StartSe
4 min
•
14 mar 2023
•
Atualizado: 19 mai 2023
O desenvolvimento/capacitação da liderança é a prioridade da maioria dos departamentos de RH em 2023, segundo pesquisa da Great Place to Work. Mas por onde começar? Qual é o perfil ideal que um(a) líder deve ter?
Para Luciana Mendes, diretora de Recursos Humanos Americas na Tetra Pak, um bom líder deve ser inquieto. “É alguém que quer aprender o tempo todo, que consegue se reinventar e se comunica de forma sincera com as pessoas. A liderança deve estar aberta a escutar e receber feedbacks", disse em entrevista ao podcast People First, parte da comunidade First Movers.
Porque liderar envolve softskills que são mais difíceis de serem aprendidas na prática. “Existe um famoso jargão conhecido que diz que ‘as pessoas são contratadas tecnicamente pelo o que elas sabem, mas depois são desligadas por suas atitudes’”, disse a especialista.
Além disso, a liderança é essencial para a retenção (ou não) de talentos. “Os líderes são os grandes responsáveis e conectores em manter, engajar pessoas ou desconectá-las do propósito da empresa”, descreve Mendes.
Luciana Mendes compartilhou uma boa prática que aplica na Tetra Pak chamada de “70/20/10”. “Nós acreditamos que o desenvolvimento vem de diferentes experiências – e corresponde a 70% do todo. Os outros 20% a gente aprende com relações de networking, coaching e mentoria estruturados propositalmente para isso acontecer, para fomentar a troca de conhecimento entre áreas diferentes, gerações diferentes… Já os 10% são aprendidos em treinamentos”, explica.
O podcast People First é publicado quinzenalmente, nas segundas-feiras, às 17h no canal do YouTube da StartSe.
Faça parte da First Movers, comunidade de liderança de RH da StartSe: https://startse.la/3J80dNc
Confira a StartSe Corporate: https://startse.la/3kuuQEl
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista da StartSe
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Apresenta o podcast Agora em 10 na StartSe e também atua na área de Comunidades na empresa. É especialista em inovação, tecnologia e negócios.
Leia o próximo artigo