Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA
Ver todosCertificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação
Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo
As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio
Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada
Comunidades
Amplie seu networking, encontre parceiros de negócios e discuta as maiores tendências e inovações com a alta liderança do mercado
Comunidade de negócios para empresários e executivos que são alumni da StartSe e protagonistas de empresas do AGORA.
Comunidade de lideranças de RH das maiores empresas do Brasil e do mundo, para desenvolvimento, networking e transformação cultural.
LinkedIn demonstra que conhecimento técnico já não é o diferencial que importa para garantir seu espaço no mercado de trabalho da inovação.
Escritório do LinkedIn na Irlanda (foto: reprodução/LinkedIn)
, Redator
5 min
•
26 fev 2021
•
Atualizado: 19 mai 2023
Durante muito tempo, a cultura nas universidades e nas empresas era de que um alto conhecimento técnico era mais que suficiente para garantir um espaço e destaque no mercado de trabalho. Mas faz tempo que essa não é mais a realidade. As hard skills – habilidades técnicas adquiridas com estudos – têm perdido a importância em comparação às soft skills – habilidades comportamentais que desenvolvemos em interações sociais. Isso porque a digitalização e a inteligência artificial estão tornando muitas atividades repetitivas em obsoletas.
Anualmente, o LinkedIn faz um levantamento das hard skills e soft skills mais buscadas pelas empresas na hora de contratar. Na divulgação mais recente, referente ao 2020, o resultado foi o seguinte:
Um ponto importante é que, embora seja muito comum as pessoas conhecerem e até exaltarem suas hard skills, a maioria dos profissionais tem menos domínio sobre suas soft skills. Isso vai muito além de ter uma “boa personalidade” ou “gostar de desafios”, mas reconhecer suas habilidades sociais que podem fazer a diferença em uma empresa e na sua carreira.
No Vale do Silício isso já é a realidade, como mostra Felipe Gianetti no vídeo a seguir. Além do LinkedIn ser o novo “cartão de visitas”, ele serve de vitrine para mostrar as habilidades que cada profissional tem para lidar com os desafios profissionais do século 21. Confira:
O RH sempre foi um setor importante nas empresas. Mas agora, com a mudança de comportamento das pessoas, a introdução de novas tecnologias e a criação de novas profissões, seu papel fica ainda mais relevante. Conheça o Gestão Inovadora para RHs e aprenda as técnicas que estão transformando os RHs na área mais Estratégica dentro das empresas.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Redator
Leia o próximo artigo