Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Como a Renner usa etiqueta inteligente para melhorar o estoque dos produtos

A varejista implementou identificação por radiofrequência (RFID, em inglês) em todos os produtos. Entenda!

Como a Renner usa etiqueta inteligente para melhorar o estoque dos produtos

Loja circular da Renner (Foto: divulgação Renner)

, jornalista

4 min

8 jul 2022

Atualizado: 13 dez 2022

Sabe a ruptura de estoque — que ocorre quando o produto está no armazenamento da loja, mas não está exposto na área de vendas?

Na Renner ela foi reduzida em 87% com o uso de “etiqueta inteligente” — de identificação por radiofrequência (RFID, em inglês).

COMO FUNCIONA?

RFID (Radio Frequency Identification) trata-se de um método que usa ondas de rádio para recuperar e armazenar dados à distância— um microchip que pode ser colocado em embalagens, produtos, pessoas, entre outros. 

No caso da Renner, a tecnologia é aplicada em etiquetas e usada para fazer “alertas automáticos emitidos aos ‘Bluebirds’, dispositivos móveis usados pelos colaboradores nas lojas”, diz a empresa em comunicado enviado à StartSe. “A automatização desse processo agiliza e facilita o trabalho de reposição”, completa.

A ETIQUETA MELHORA O ESTOQUE DO PRODUTO?

Segundo a varejista, a precisão dos produtos que estão no estoque de cada loja melhorou em 64%. O que é fundamental para as compras omnichannel. Afinal, imagine que o cliente fez a aquisição no site para retirar em uma unidade física, mas ao chegar, não tem o produto disponível. Geraria frustração, né? Ou, poderia perder a venda caso o item estivesse em estoque, mas na plataforma constasse que não.

A ETIQUETA TAMBÉM É ALARME DE SEGURANÇA

Além disso, também tem alarme antifurto. “O ato de registro da venda, no checkout dos clientes, evoluiu para a leitura automática de todos os itens com a desativação do alarme em um único processo”, diz a Renner. Como consequência, os clientes e os profissionais ganharam mais agilidade na finalização da compra.

POR QUE A RENNER IMPLEMENTOU ETIQUETA INTELIGENTE?

“A implementação do RFID é estratégica para a evolução dos nossos negócios e para aprimorar cada vez mais a experiência de compra. Com esta inovação, melhoramos a acuracidade dos nossos estoques, a disponibilidade das mercadorias à venda e a produtividade das operações, com aprimoramento contínuo da gestão e foco no encantamento dos clientes”, diz em comunicado Fabio Faccio, diretor presidente da Lojas Renner. 

Atualmente, mais de 500 milhões de produtos vendidos pela Renner já receberam as etiquetas únicas de RFID e segurança. “E aproximadamente 4 milhões de leituras são realizadas diariamente. Isso garante ainda mais agilidade em diversas operações nas lojas, além de permitir a redução de vários dias para poucas horas no prazo necessário para a realização dos inventários”, afirma a varejista. 

POR QUE IMPORTA?

Não é segredo que o mundo passa por uma transformação digital. Por isso, é preciso agir para não ficar para trás. A Renner, por exemplo, tem apostado na etiqueta inteligente para melhorar a gestão do estoque e, como consequência, otimizar o tempo do cliente e dos funcionários. Mas além disso, tem implementado caixas autônomas e novos modelos de lojas inteligentes. 

+ Quer aplicar a transformação digital no seu negócio? Conheça o programa Transformação Digital para Empresas.


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista especializada em carreira, empreendedorismo e inovação. Formada em jornalismo pela FMU e pós-graduada em marketing pelo Senac, atua na área de negócios há quatro anos. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo