Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Parceria com Microsoft e mais: como a Oracle aposta em inteligência artificial

Em meio à aceleração do mercado de inteligência artificial no mundo, a empresa acredita que seu portfólio completo de tecnologia, que inclui infraestrutura para clientes e expertise no armazenamento e processamento de dados, é seu principal diferencial. Entenda!

Parceria com Microsoft e mais: como a Oracle aposta em inteligência artificial

Alexandre Maioral, presidente da Oracle Brasil (Foto: Sabrina Bezerra)

, jornalista

8 min

22 dez 2023

Atualizado: 22 dez 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Eu estava no evento Data & AI Forum 2023, realizado pela Oracle, em que Alexandre Maioral, presidente da Oracle Brasil, apresentou uma linha do tempo que mostrava a história da empresa na inteligência artificial, desde 2009.

Agora, com o grande boom da tecnologia, o objetivo é potencializá-la. Para você ter uma noção, a big tech diz que é “uma das únicas empresas de tech que tem soluções fim-a-fim, desde IAAS, PAAS, SaaS e soluções especialistas pensadas para diversas indústrias.”

Em outras palavras, em meio à aceleração do mercado de inteligência artificial no mundo, a empresa acredita que seu portfólio completo de tecnologia, que inclui infraestrutura para clientes e expertise no armazenamento e processamento de dados, é seu principal diferencial (entenda mais adiante).

USO DA IA

Leandro Vieira, VP para empresas High Tech da Oracle para América Latina, disse que vê três tipos de empresas usando a IA: 

  • As que utilizam as ferramentas de produtividade
     
  • As que enxergam a tecnologia como diferencial competitivo e começam a olhar para além do modo copiloto, pensando em desenvolver conhecimento interno e tecnologia proprietária 
     
  • E as startups, que podem acelerar as empresas partindo de soluções com base em IA e que vão mover o mercado

Neste cenário, o principal diferencial da Oracle neste mercado é oferecer soluções de ponta a ponta (end-to-end), que permitem às empresas utilizar a IA e os dados para acelerar a transformação digital e melhorar seus negócios.

Afinal, “é necessário ter em mente uma estratégia, os dados estruturados, para depois ir atrás de IA”, aconselha Gabriel Vallejo, vice-presidente sênior de marketing eoperações Oracle para América Latina.

Quando o assunto é resultado, “a demanda pelos serviços de Oracle Cloud Infrastructure (OCI) e IA generativa está aumentando”, diz em comunicado Safra Catz, CEO da Oracle. 

“Como medida dessa demanda, o total de Obrigações de Desempenho Restante (RPO) da Oracle subiu para mais de US$ 65 bilhões, superando a receita anual.”


Parceria com empresas 

Para continuar marcando território no tema IA, a Oracle tem usado a estratégia de ao invés de ser “dona” de tudo, fechar parceria com outras empresas consideradas como concorrentes. O que parece ser mais ágil. Veja:

NVIDIA

Em março de 2023, a Oracle fechou parceria com a NVIDIA. “A empresa selecionou a OCI como o primeiro provedor de nuvem em hiperescala a oferecer o NVIDIA DGX Cloud, um serviço de supercomputação de IA”, diz a Oracle.

“NVIDIA está executando o NVIDIA AI Foundations, seus novos serviços generativos de IA em nuvem, que estão disponíveis por meio do DGX Cloud, na OCI”, completa.

MICROSOFT

Outra parceria é com a concorrente Microsoft, que utiliza a OCI para dados Oracle dentro da Azure, a nuvem da Microsoft. “Alguns cases de sucesso são TIM (que fechou todos os data Centers) e a B3 (que iniciou sua jornada em multicloud)”, conta a empresa. 

A novidade é que no primeiro semestre de 2024, a Microsoft Bing vai melhorar a experiência do usuário através do OCI

Essa parceria pode fazer sentido para a Oracle, já que o Bing é um serviço que tem se mostrado bem-sucedido. Em março de 2023, atingiu 100 milhões de usuários ativos.

INTEL

A Intel é outra parceira. “Usamos as plataformas de Oracle para extrair o máximo de poder de processamento de hardware de software da Intel”, afirmou Giselle Lanza, diretora da Intel para América Latina.

Thumbnail do vídeo

Cases da Oracle com IA

Alguns exemplos de como a tecnologia tem sido usada:

  • Oracle Red Bull Racing: “a tecnologia está presente na preparação, durante e depois da corrida.  Milhares de dados são cruzados para ajudar na melhor performance na pista”, diz a big tech.

Um exemplo é a análise de Montecarlo: “simulações massivas que ajudam na tomada de decisão. No GP (Grande Prêmio) da Holanda de setembro de 2022, o piloto Max Verstappen estava em primeiro lugar e corria com um Safety Car por conta de um acidente. A IA detectou o melhor momento para ele ir aos boxes trocar os pneus, decisão que faria com que seu principal oponente, Hamilton, assumisse a liderança da corrida. 

Contudo, o modelo preditivo também apontou em qual volta e curva seria possível retomar o pole position se o piloto mantivesse a média de velocidade e a assertividade das voltas anteriores. São os dados decidindo quem será o campeão.”


Outro exemplo: “A Bymycell usa IA e o sequenciamento genético na agricultura para prever doenças. Eles realizam a análise de solo para entender quais são as possíveis doenças em uma fazenda. Mapeiam a terra e fazem as amostras.


Com a IA, ML, há o cruzamento com todas as bases de informações científicas para entender qual a melhor medicação e dosagem para prevenir a doença. O agricultor é mais assertivo, produz algo mais saudável e gasta menos dinheiro.”

Por que importa?

O movimento da Oracle em apostar na inteligência artificial é importante para o mundo dos negócios porque permite às empresas acelerar a transformação digital. Seja com a automação das tarefas, melhoria na tomada de decisão, análise de tendências e criação de novos produtos e serviços. Além disso, mostra que a big tech está engajada na corrida da IA. Mas a inovação não acontece sem olharmos para o fator humano. É o que defende Maioral, mas este é assunto para outro artigo.

Leitura recomendada

Torne-se uma liderança IA usando as melhores práticas para aumento de performance
Esse é o único treinamento 100% atualizado para líderes focado em AI com visão de negócio e aumento de performance para pmes e grandes negócios. Confira!

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra é jornalista especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!