Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Cientistas criam marca passo que se dissolve no corpo

Entenda como funciona o marca passo sem fio e biocompatível que está sendo desenvolvido por cientistas

Cientistas criam marca passo que se dissolve no corpo

, jornalista da StartSe

3 min

13 set 2021

Atualizado: 23 jan 2023

Por Tainá Freitas

Inserção de eletrodos subcutâneos no coração; necessidade de cirurgia para colocação e retirada e perda de mobilidade: essas são algumas desvantagens que os marca passos tradicionais (foto em destaque) oferecem, de acordo com cientistas do setor de saúde das universidades Northwestern e George Washington, nos Estados Unidos. Por isso, eles trabalham em uma alternativa biocompatível em que o dispositivo desaparece no corpo quando não é mais necessário.

Os marca passos são utilizados para regular o ritmo cardíaco, podendo reduzir ou acelerar os batimentos. Agora, de acordo com estudo publicado na Revista Nature, a expectativa é que eles se tornem mais biocompatíveis, o que pode mudar completamente a experiência do paciente.

 

COMO FUNCIONA?

O novo marca passo está sendo desenvolvido em materiais amigáveis ao corpo humano, que se desintegram e são absorvidos com o passar do tempo. A absorção mina a necessidade de cirurgia de retirada, por exemplo. Os cientistas testaram a viabilidade da desintegração em corpos de ratos – o período de absorção foi de três meses. O dispositivo também foi testado em pedaços de coração humano, cães e coelhos.

Diferente dos tradicionais, o novo marca passo não possui bateria ou fios subcutâneos. O carregamento do dispositivo é feito através de tecnologia sem fio, utilizando indução.

 

VIABILIDADE

O dispositivo ainda está em processo de estudos clínicos e não há previsão de uso em grande escala em humanos. A iniciativa, porém, reforça o avanço da ciência e as novas possibilidades de inovação na saúde.

Quer conhecer mais cases de inovação e disrupção no mercado em saúde? Então faça sua inscrição no Festival SVWC 2021 para participar de 8 dias de palestras, histórias de sucesso e debates sobre as mais atuais tendências em healthtech. Tudo grátis e online. Clique aqui e garanta a sua vaga.

Banner SVWC Health Tech Day


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Apresenta o podcast Agora em 10 na StartSe e também atua na área de Comunidades na empresa. É especialista em inovação, tecnologia e negócios.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo