Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Como o Mercado Livre quer bater recorde de vendas na Black Friday

Copa do Mundo gera efeito de antecipação para Black Friday e alta intenção de compra entre consumidores, mas 74% estão aguardando as ofertas para escolher o que comprar

Como o Mercado Livre quer bater recorde de vendas na Black Friday

, Jornalista

7 min

20 out 2022

Atualizado: 4 jan 2023

O Mercado Livre prevê um aumento de 20% nas vendas na Black Friday deste ano, superando as metas anteriores. A edição vai dividir atenções com a Copa do Mundo, um feito inédito, tornando o cenário completamente diferente. 

São duas datas com alta intenção de compra. Entretanto, a Copa traz um desafio adicional, já que existe a necessidade de se preparar para acompanhar os jogos”, explicou Julia Rueff, diretora de marketplace do Mercado Livre. Por que? Os consumidores querem comprar, mas querem aproveitar as ofertas. 

Por isso, a Black Friday este ano deve ter um caráter antecipado, para que os consumidores aproveitem a televisão nova durante a Copa do Mundo, por exemplo. O melhor é que 59% das pessoas que não compraram em 2021, vão aproveitar a Black Friday em 2022, aponta pesquisa da Mercado Pago. Então e melhor se preparar e logo.

Tecnologia e moda dominam as intenções de compra

De acordo com o estudo sobre intenções de compra para a Black Friday 2022 realizado por Mercado Ads, moda e tecnologia serão as categorias mais buscadas durante a data, com 48% e 44% das intenções, respectivamente. As categorias de eletrodomésticos, beleza e cuidado pessoal aparecem logo atrás, com 30% de intenções cada. 

O levantamento aponta ainda que os consumidores vão seguir comprando on-line, pelo menos 80% deles, preferindo parcelar as compras, optando por até 6 parcelas. E apesar da busca por promoções, o consumidor quer ser muito bem atendido.

“Neste cenário, estamos falando agora de um consumidor mais exigente, porque ele já teve experiência da última Black Friday. Isso significa serviço de excelência, com sortimento, boas ofertas e entrega rápida”, destaca Fabiana Manfredi, diretora sênior de Mercado Ads.

Por que importa?

Avião da frota do Mercado Livre (foto: divulgação)

Dando o start nas estratégias de vendas já em outubro, o Mercado Livre se prepara para bater recorde. Para isso, investiu  R$17 bilhões ao longo do ano, grande parte em logística, aumentando a frota aérea, esperando que os esforços se reflitam na boa experiência durante a Black Friday. 

Além disso, a empresa está investindo na formação dos vendedores que estão na plataforma, em cupons de descontos e vídeos curtos para avaliação de produtos por influenciadores e consumidores e vem fortalecendo a ponte com grandes marcas, como Adidas, Farm e Samsung. 

A experiência traz ensinamentos de antecipação, preparação e entrega de valor ao consumidor, fatores que devem render para quem souber usar durante esta data que promete ser um marco para o varejo, antecipando as intenções para as compras de Natal. 

Thumbnail do vídeo


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista focada em empreendedorismo, inovação e tecnologia. É formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Antropologia Cultural pela mesma instituição. Tem passagem pela redação da Gazeta do Povo e atuou em projetos de inovação e educação com clientes como Itaú, Totvs e Sebrae.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo