Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Atualização de algoritmo do Google: o que muda?

Já está sabendo da nova atualização principal do algoritmo, de setembro de 2022, para a Pesquisa Google?

Atualização de algoritmo do Google: o que muda?

Homem escrevendo equações matemáticas no quadro-negro (Fonte: Getty Images)

Por Erica Queiroz
 

Quem acompanha de perto as atualizações que ocorrem no algoritmo do Google, de tempos em tempos, sabe que elas acabam afetando o rankeamento dos posts para palavras-chave específicas.

Alguns sobem, outros caem, mas, o mais importante, é que o seu site não seja extremamente afetado pelas alterações.

E, para que isso aconteça, não vale a pena pegar atalhos obscuros e utilizar hacks ilegais. Mais cedo ou mais tarde, o algoritmo vai penalizar o seu site.

O que é um "Core Algorithm Update"?


A "Atualização Principal do Algoritmo" (nome que o próprio Google usa em português) é, de acordo como Search Engine Journal (SEJ), uma alteração em várias partes do algoritmo do Google.

Caso você não saiba, o Google faz várias alterações no algoritmo, às vezes, em média, de 1 a 2 vezes por dia.

A grande diferença aqui é que a atualização principal altera múltiplas partes do algoritmo e, por isso, o seu impacto tende a ser bem maior.

Para se ter uma ideia, a última grande atualização ocorreu em Maio de 2022. No ano passado, houve 4 atualizações desse tipo, sendo que uma foi em Junho e outra em Julho. Portanto, dá para perceber que as grandes atualizações tendem a ser cada vez mais frequentes, uma vez que o mundo digital é muito dinâmico!

Ainda de acordo com o SEJ: "Espere que as alterações no algoritmo sejam vistas nos próximos dias, à medida que as alterações forem implementadas nos centros de dados.

Não há confirmação de como isso afeta os resultados da pesquisa (SERPs) em todo o mundo e em diferentes idiomas.

Presumivelmente, isso afetará os resultados da pesquisa na maioria dos idiomas, pois esses tipos de atualizações são mais gerais."

Esta nova atualização foi concluída no dia 12/09, mas levará até 2 semanas para que os rankings sejam alterados. Portanto, é normal que o seu site passe por um período de turbulência, até que as novas implementações se ajustem.

O que fazer se o meu site for afetado?


Como você deve saber, não há nada que possa ser feito de imediato, principalmente se o seu site tiver inúmeras páginas.

Além disso, apesar de você já estar vendo diferenças agora, deve aguardar a atualização completa e analisar os posts que sofreram maior impacto.

A minha sugestão é que, assim que o atualização for finalizada, você acompanhe as notícias e avalie as especulações sobre o que foi mudado (algumas coisas o Google pode divulgar, mas o resto costuma ser especulação dos experts do mercado).

Só então, você poderá decidir se alguma página caiu demais e ver se há algo a fazer para melhorá-la. Mas não deve, em nenhuma hipótese, sair alterando todas as páginas, sem nem ter ideia do que está fazendo.

Vale lembrar que o próprio Google, em sua última atualização, informou o seguinte:

"Avisamos sobre as atualizações principais porque elas costumam ter efeitos mais evidentes. Alguns sites podem ter perdas ou ganhos durante a implementação dessas mudanças. Sabemos que os proprietários de sites com queda de desempenho vão buscar reverter esse resultado. Então queremos dar as informações necessárias para que eles façam as mudanças certas. Além do mais, talvez não haja qualquer problema para corrigir.

Não há nada de errado com algumas páginas que perdem um pouco do desempenho depois de uma atualização principal. Elas não violaram nossas diretrizes para webmasters nem foram submetidas a uma ação manual ou algorítmica, como pode acontecer com sites que não seguem essas regras. As atualizações principais não são voltadas a páginas ou sites específicos. Na verdade, essas mudanças servem para melhorar a maneira como nossos sistemas avaliam o conteúdo em geral. Elas podem até melhorar o desempenho de algumas páginas que não tinham resultados à altura."

Portanto, é melhor pensar mais no conteúdo futuro, do que no passado.
 

empresários trabalhando no escritório sobrepostos a várias linhas de código de computador (Fonte: Getty Images)

Outra atualização recente do algoritmo


No dia 09/09, o Google também liberou a "helpful content update", que é uma atualização de conteúdo útil.

O objetivo aqui é trazer conteúdos que atendam melhor às buscas que as pessoas fazem. Porque, muitas vezes, os sites mais otimizados para a busca não trarão os melhores resultados para as pessoas.

O Google recomenda que seja evitada a criação de conteúdo que foque primeiro nos mecanismos de pesquisa. "Nosso conselho sobre ter uma abordagem que prioriza as pessoas não invalida as práticas recomendadas de SEO, como as abordadas no Guia de SEO do Google. A SEO é uma atividade útil quando aplicada a conteúdo que prioriza as pessoas. No entanto, o conteúdo criado principalmente para o tráfego de mecanismos de pesquisa está altamente correlacionado com conteúdo que os usuários consideram insatisfatório."

De acordo com o Search Engine Land, o Google informou que esses tipos de conteúdo podem ser os mais afetados:


* Materiais educativos on-line.
* Artes e Entretenimento.
* Compras.
* Relacionado à tecnologia.

Isso ocorre porque o conteúdo escrito nessas áreas, historicamente, foi escrito mais para mecanismos de pesquisa do que para humanos.


E aí? Já está sendo impactado pelas alterações da atualização de conteúdo útil? E pela principal do algoritmo?

Nunca se esqueça de ficar de olho nessas alterações, para criar novos e melhores conteúdos a partir delas! 


Assuntos relacionados

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo