Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Aprenda com as Big Techs: Reduza seus custos e otimize sua eficiência com Fábrica de Experimentos

As maiores empresas de inovação do mundo possuem departamentos de inovação e os chamados Laboratórios de Experimentos, onde testam várias hipóteses antes de lançar um produto, serviço ou estratégia nova ao mercado

Aprenda com as Big Techs: Reduza seus custos e otimize sua eficiência com Fábrica de Experimentos

Foto por: Billeto Editorial

, Produção de Conteúdo

6 min

30 jun 2022

Atualizado: 4 jan 2023

por Marina Rafaella Preto

Ao entrarmos nos blogs e páginas de inovação de Big Techs, como Google, Meta, Apple etc., é comum podermos acompanhar algumas iniciativas que ainda estão em fase de experimentação.

Muitos desses experimentos acabam dando certo, como foi o caso do Gmail, que começou como um projeto interno dos funcionários do Google. Na época, muitas pessoas duvidaram do serviço de e-mail: como ele foi lançado no dia da mentira, acharam que era uma piada da empresa. Além disso, na época de lançamento, não havia estruturas suficientes para todos, portanto a plataforma foi lançada inicialmente apenas para mil pessoas.

Foto por: Google

Um dos pontos levantados no livro Organizações Infinitas é que, assim como essas Big Techs, qualquer empresa hoje deveria ser capaz de ter uma Fábrica ou Laboratório de Experimentos e testar várias hipóteses antes de lançar um produto, serviço ou estratégia nova. 

Isso deveria ir muito além do departamento de marketing, que vive criando testes A/B. E diferente do que muitos pensam, é muito mais barato ter esse Laboratório de Experimentos na sua empresa antes de sair colocando as coisas em prática para ver se deu certo ou não. Tanto porque os insumos para tal e a tecnologia hoje estão mais baratas, quanto pelo resultado final. 


Se testamos várias hipóteses e validamos aquela com maior probabilidade de dar certo, por vários fatores, o custo de colocá-la em prática costuma ser muito menor do que o de colocar duas possibilidades rodando e esperar o mercado dizer qual vai performar melhor. 

TAMBÉM PODE TE INTERESSAR:

É importante pontuar que numa Fábrica de Experimentos o mais comum é dar errado. Assim, as empresas precisam desprender-se da cultura conservadora de buscar sempre acertar, justamente porque estar aberta ao erro faz parte do processo de ser uma empresa inovadora.

E isso vem muito de uma cultura organizacional e de modelos de liderança disruptivos. Uma liderança disruptiva e inteligente é aquela capaz de identificar tendências e ameaças, e investir tempo e dinheiro estudando aquilo - mesmo que no final não dê em nada. Muitas organizações hoje em dia pecam por terem um orçamento fixo e engessado para o mesmo modelo de negócios, sem pensar nos ecossistemas externos que, inclusive, é outro tema abordado no livro Organizações Infinitas.


Estes e outros temas do livro são semanalmente discutidos no Podcast Organizações Infinitas, no Youtube. Assista já ao episódio novo, e entenda tudo sobre Fábricas de Experimentos e de que maneira aplicar esse conceito na sua empresa.

 


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Produtora de conteúdo na StartSe, roteirista e organizadora do Podcast Organizações Infinitas.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo