Sobre NósPara Você
Para EmpresasConteúdos
Eventos
Game Changers

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Eventos

Jornadas de conhecimento fomentando o aprendizado dinâmico e inovador em diversos formatos e intensidades

Ver todos

Ainda não temos eventos programados. Mas estamos preparando encontros repletos de inovação para você!

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Artigos
Empreendedorismo

Como tornar sua empresa uma Máquina de Atenção

Não importa o segmento, todas as empresas hoje em dia competem entre si e todas querem ser Máquinas de Atenção. Para isso, é preciso estar no digital e capturar ao máximo os dados e a atenção do cliente.

Como tornar sua empresa uma Máquina de Atenção

Foto por Unsplash

5 min

16 jun 2022

Atualizado: 11 nov 2022

por Marina Rafaella Preto

Toda empresa quer ser uma Máquina de Atenção. Na era da tecnologia, da velocidade, da inovação, ganha aquela que conseguir mais tempo de tela dos internautas, e melhor ainda se conseguir convertê-lo em um potencial cliente. 

Acontece que, nem sempre as pessoas viram de fato clientes de um serviço ou produto de uma empresa só porque passaram muito tempo impactados por ela. E é aí que entra uma jogada interessante: monetizar o tempo das pessoas; sobretudo quando falamos de redes sociais, as mesmas utilizam de vários recursos e artifícios para isto.

Foto por: Unsplash

Havia pelo menos 5 redes sociais notórias antes do Facebook; o mesmo foi começar a ganhar notoriedade por volta de 2008, cerca de 4 anos após ter sido criado, quando atingiu a marca de rede social com mais usuários cadastrados no mundo. E demorou pelo menos mais 1 ano até que seus desenvolvedores percebessem uma grande oportunidade e gerar lucro para o site pela primeira vez. 

A partir do momento que se notou que o tempo que as pessoas passavam em uma rede social é muito valioso e lucrativo para a mesma, começaram a surgir novas redes - todas com o intuito de viciar seus usuários. O conjunto de logaritmos e recolhimento de dados destas plataformas é poderosíssimo no que diz respeito a compreender os gostos de cada usuário e como atrair sua atenção cada vez mais.

O TikTok é, sem sombra de dúvidas, a rede social que mais executa bem este plano. É o que podemos chamar de grande case de sucesso de uma Máquina de Atenção, por conseguir reter em média 10 minutos seguidos da atenção dos internautas, num mundo cheio de estímulos que competem por atenção. 

VEJA TAMBÉM:

Numa realidade onde todos competem entre si, independente do segmento, cabe às grandes empresas e startups entenderem melhor como é o funcionamento de uma Máquina de Atenção e o que pode ser feito para tornar-se uma, além do grande desafio de tentar capturar e aproveitar as informações que os usuários nos fornecem para direcioná-los produtos e serviços que possam ser de seu interesse, sem que os mesmos se sintam coagidos ou vigiados.

Para saber mais, assista ao novo episódio do Podcast Organizações Infinitas no nosso Youtube, e fique por dentro de grandes estratégias de Máquinas de Atenção.

Thumbnail do vídeo

Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Produtora de conteúdo na StartSe, roteirista e organizadora do Podcast Organizações Infinitas.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo