Entenda como o Amazon Salon, salão tech da empresa, irá funcionar — e quais são os principais insights para você aplicar em seu negócio.
Amazon Salon, salão de beleza tecnológico da Amazon (Foto: divulgação blog Amazon)
, jornalista
5 min
•
20 abr 2021
•
Atualizado: 8 ago 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Sabrina Bezerra
Quem disse que salão de beleza não pode ser tech? Pode sim — e com direito a testar cores e cortes de cabelo antes de decidir a mudança final. Essa é a nova aposta da Amazon: a empresa anunciou nesta terça-feira (20/04) o lançamento do Amazon Salon, salão de beleza tecnológico, em Londres.
O Amazon Salon (salão da Amazon, em português) vai testar tecnologias como realidade aumentada para oferecer aos clientes teste de cores, cortes e penteados; e QRCodes para ver detalhes de um produto, e se houver interesse, realizar a compra online pelo site da Amazon Professional Beauty Store (outra aposta da empresa no segmento de beleza).
Inicialmente, o salão de beleza será aberto — em fase de teste — apenas para os funcionários da empresa. Mas a expectativa é abrir para o público nas próximas semanas. De acordo com a Amazon, todos os protocolos de segurança para prevenção da covid-19 serão seguidos. “Vamos oferecer álcool em gel e máscaras gratuitamente. Medição de temperatura, redução da capacidade do salão e limpeza rigorosa também serão feitos”, diz a companhia em comunicado.
Por enquanto, a empresa não tem “planos de abrir outra unidade do Amazon Salon em outras regiões”, afirma a Amazon. “Este será um local experiencial onde mostraremos novos produtos e tecnologia”.
Seria uma tendência? Ou uma jogada de marketing – já que a Amazon tem se esforçado nos últimos tempos para ingressar com força no mercado de moda e beleza. Não à toa que, o lançamento da Amazon Salon acontece logo após o Amazon Professional Beauty Store, no Reino Unido, loja online que vende produtos de spa e salão de beleza no atacado para empresas. Vamos acompanhar!
Embora a pandemia causada pelo coronavírus tenha afetado muitos setores, inclusive o de beleza. O mercado ainda é promissor — também no Brasil. Analisando os últimos dez anos no país, o setor de salões de beleza, por exemplo, apresentou crescimento anual de 8,2%, segundo dados da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos). O Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão, segundo levantamento realizado pelo Euromonitor International em relatório de 2019.
Além disso, empresas que oferecem tecnologias disruptivas estão em alta. Segundo a consultoria IDC Brasil, mesmo com a crise causada pela pandemia, o mercado de tecnologia que contempla serviços, softwares e hardwares deve crescer 10% em 2021.
O Planejamento Estratégico Tradicional se tornou um mecanismo "ingênuo" para acompanhar o ritmo da Nova Economia. Conheça o programa S4D - Strategy for Disruption e veja o inédito Planejamento Estratégico 4D StartSe, único no mundo e capaz de gerar Poder Competitivo e Adaptativo Real para seu negócio.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra é head de conteúdo na StartSe, especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!