Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA
Ver todosCertificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação
Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo
As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio
Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada
Comunidades
Amplie seu networking, encontre parceiros de negócios e discuta as maiores tendências e inovações com a alta liderança do mercado
Comunidade de negócios para empresários e executivos que são alumni da StartSe e protagonistas de empresas do AGORA.
Comunidade de lideranças de RH das maiores empresas do Brasil e do mundo, para desenvolvimento, networking e transformação cultural.
Você é inclusivo no seu quadro de funcionários? E seu produto/serviço pode ser usado por todas as pessoas? Se a resposta para essas perguntas é "não", chegou a hora de mudar
Foto: VioletaStoimenova/Getty Images
, jornalista da StartSe
4 min
•
30 jan 2023
•
Atualizado: 19 mai 2023
Quantas pessoas com deficiência também trabalham na sua empresa? Quantas podem usar os mesmos produtos e serviços que você vende, sem precisar de adaptações?
Lentamente, as companhias estão se tornando mais diversas. Mas é necessário que elas também sejam mais inclusivas. A mudança pode ser impulsionada pelo setor de Pessoas (e ela acontece desde a seleção de candidatos) e por todos os funcionários.
Neste episódio do podcast People First, Daniele Avelino, especialista em diversidade e inclusão e recrutamento e seleção na WestRock traz vivências reais de uma pessoa com deficiência no mercado de trabalho; dicas do que as empresas podem fazer para mudar o cenário atual e como evitar frases e atitudes capacitistas.
Dani Avelino relembra a frase que ouviu de Cristina Kerr, fundadora da CKR Diversidade, em um evento: “algumas pessoas com deficiência têm uma cadeira, mas não possuem uma carreira”. Para Dani, algumas empresas contratam pessoas com deficiência para cumprir a Lei Brasileira de Inclusão, mas não se esforçam para promover a inclusão de fato.
“Existe um viés inconsciente de pessoas, inclusive gestores, de associar deficiência com incapacidade. No significado da palavra, deficiência é a falta de algo. O fato da falta de visão, audição ou membros, faz no inconsciente coletivo achar que pessoas com deficiência não têm capacidade para entregar resultado ou ter uma alta performance. E isso acaba inviabilizando as chances de ter uma promoção na carreira”, explica a especialista.
Assista ao episódio na íntegra para conferir dicas de recrutamento e seleção de pessoas com deficiência, como ser mais inclusivo no dia a dia e muito mais.
O podcast People First faz parte da comunidade First Movers da StartSe. Desenvolva-se continuamente, aprendendo, ensinando e discutindo os maiores cases e tendências de RH; amplie e fortaleça seu networking com os maiores líderes de RH do Brasil e seja porta-voz do maior movimento de transformação cultural de empresas do Brasil.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista da StartSe
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Apresenta o podcast Agora em 10 na StartSe e também atua na área de Comunidades na empresa. É especialista em inovação, tecnologia e negócios.
Leia o próximo artigo