Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

A IA vai roubar o seu trabalho? Saiba quais empregos podem desaparecer até 2030

A transformação do mercado de trabalho é inevitável. Saiba quais cargos estão em risco e por que é hora de se reinventar.

A IA vai roubar o seu trabalho? Saiba quais empregos podem desaparecer até 2030

Foto: Pexels

, produtora de conteúdo

7 min

25 abr 2025

Atualizado: 25 abr 2025

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

A transformação do mercado de trabalho está acontecendo diante dos nossos olhos, não só por causa da inteligência artificial, mas por mudanças tecnológicas, climáticas, geopolíticas e sociais que estão redefinindo funções, criando novas e acelerando o desaparecimento de outras.

The Future of Jobs Report 2025, publicado pelo Fórum Econômico Mundial, estima que até 2030, 22% dos empregos atuais devem ser impactados: 14% com criação de novas posições e 8% com o deslocamento de empregos que deixarão de existir.

Ou seja, cerca de 92 milhões de empregos desaparecerão. Abaixo, listamos as profissões que devem sofrer as quedas mais rápidas e significativas — e por quê.

1. Escriturários dos Correios

A digitalização da comunicação e a redução do envio físico de correspondências tornaram essa profissão praticamente obsoleta. Cada vez mais, a logística automatizada e as comunicações eletrônicas substituem o papel desses profissionais.

2. Caixas de Banco 

Com a ascensão dos bancos digitais, aplicativos e atendimento via inteligência artificial, os serviços bancários presenciais estão em declínio. Os caixas tradicionais estão sendo substituídos por interfaces digitais.

3. Atendentes de Entrada de Dados

Esses profissionais são responsáveis por digitar e organizar informações, algo que já pode ser feito com maior precisão e rapidez por sistemas automatizados e algoritmos de IA.

4. Caixas e Bilheteiros

Supermercados, cinemas, pedágios e transportes estão investindo em autoatendimento e pagamento por aproximação, eliminando a necessidade de caixas humanos.

5. Assistentes Administrativos e Secretários Executivos

As agendas estão nas nuvens, os documentos são colaborativos e o controle de tarefas é automatizado. Ferramentas como Notion, Calendly e IA generativa vêm reduzindo a demanda por esse tipo de suporte.

6. Trabalhadores de Impressão

Com a digitalização de documentos e a menor necessidade de material impresso, gráficas tradicionais e profissionais de impressão enfrentam queda contínua na demanda.

7. Atendentes de Contabilidade, Escrituração e Folha de Pagamento

Soluções automatizadas como ERP e plataformas de contabilidade online têm simplificado processos financeiros, reduzindo a necessidade de mão de obra humana nesses setores.

8. Atendentes de Registro de Materiais e Estoque

A automação dos armazéns com sensores, robôs e inteligência artificial permite um controle de estoque mais preciso e em tempo real, dispensando o trabalho manual.

9. Atendentes e Condutores de Transporte

A chegada de veículos autônomos, o crescimento de apps de mobilidade e a automação logística já começam a impactar motoristas profissionais e condutores de transporte coletivo.

10. Vendedores Porta-a-Porta ou Vendedores Ambulantes

As vendas informais presenciais estão em queda diante do e-commerce e das redes sociais. A nova vitrine de vendas está nos marketplaces e nos influenciadores digitais.

11. Designers Gráficos

Apesar de ainda essencial em muitos contextos, a profissão tem sofrido com a democratização de ferramentas automáticas de design e IA generativa, que oferecem soluções rápidas e baratas para empresas pequenas.

12. Ajustadores de Sinistros, Examinadores e Investigadores

No setor de seguros, algoritmos e modelos preditivos já analisam riscos e ajustam sinistros com mais eficiência que humanos — reduzindo a demanda por profissionais especializados.

13. Funcionários e Secretários Jurídicos

A digitalização do setor jurídico e o uso de IA para pesquisas de jurisprudência, elaboração de contratos e gestão de processos reduzem o papel de apoio tradicional nessa área.

14. Telemarketing

Assistentes virtuais e chatbots estão substituindo chamadas frias e atendimentos padronizados. O modelo tradicional de call center tende a desaparecer nos próximos anos.

Por que importa?

Essas transformações não são apenas tecnológicas, são humanas. Elas exigem que trabalhadores, empresas e instituições repensem o futuro do trabalho. A extinção de certos empregos não significa o fim das oportunidades, mas sim uma migração para novas habilidades, novas profissões e novos modelos de atuação.

Entender essas mudanças agora é o primeiro passo para se preparar, se atualizar e continuar relevante no futuro do trabalho.

Você quer entender como preparar sua empresa — e seus talentos — para um mercado onde 92 milhões de empregos vão desaparecer?

Participe do RH Leadership Xperience, o evento da StartSe que vai discutir o novo papel do RH na era da transformação radical do trabalho. Vamos falar de tecnologia, liderança e reinvenção de talentos. Garanta sua vaga agora!

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Produtora de conteúdo multimidia que escreve sobre carreira, negócios e tecnologia na StartSe.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!