Sobre NósPara Você
Para EmpresasConteúdos
Eventos
Game Changers

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Eventos

Jornadas de conhecimento fomentando o aprendizado dinâmico e inovador em diversos formatos e intensidades

Ver todos

Ainda não temos eventos programados. Mas estamos preparando encontros repletos de inovação para você!

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Artigos
Inovação

5 livros que Elon Musk quer que você leia

“Eu leio”, disse Elon Musk ao ser perguntado sobre como aprendeu a fazer foguetes

5 livros que Elon Musk quer que você leia

Elon Musk (Foto: Getty Images)

Por Ana Julia Guimarães

Elon Musk é um dos empreendedores mais conhecidos do mundo.  Vem dele as decisões que decidem o futuro de empresas como Tesla, Starlink, Hyperloop e SpaceX

No topo da lista de bilionários da Forbes em 2022 e com previsões de se tornar o primeiro trilionário do mundo em 2024, o empresário divide opiniões com o público sobre suas polêmicas e ações rápidas. 

Um dos seus maiores objetivos é o futuro da humanidade, portanto, a maioria dos seus recursos são destinados à pesquisas para a produção de energia limpa. Além disso, ele lidera projetos de desenvolvimento aeroespacial, internet, inovações automobilísticas, pesquisas na área de inteligência artificial e neurotecnologia.

E se tem algo que ele já deixou muito claro é que: a literatura sempre foi uma grande fonte de inspiração para os seus negócios. 

Veja 5 livros que foram importantes na trajetória de Elon Musk:

O Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams

Se você gosta de ficção, esse é para você: o livro conta a história do mochileiro que tentou escapar da destruição da Terra pegando uma carona com uma nave alienígena.

Além disso, o autor - Douglas Adams - cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da "alta cultura" e de diversas instituições atuais. 

Segundo Musk, a história "era instrumental ao seu pensamento" e se apaixonou de primeira. Inclusive, ao lançar um Tesla Roadster ao espaço em fevereiro, ele inseriu a frase "Don't panic", que está presente na capa de uma das primeiras edições da saga, no monitor do carro.

Capa do livro Capa do livro O Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams (Fonte: Amazon)

Benjamin Franklin: Uma Vida Americana, de Walter Isaacson

Benjamin Franklin foi uma das figuras mais influentes de sua época com suas descobertas científicas e ideias filosóficas que ficaram conhecidas mundialmente. 

Ele foi a primeira pessoa a provar que raios são eletricidade e também é o responsável pela criação das lentes bifocais.

O livro é uma biografia que conta sua história - que ultrapassa o seu próprio tempo, e mostra como a colaboração de Franklin em documentos como a Declaração de Independência Americana ajudou a moldar o mundo moderno.

Musk sempre diz que Benjamin Franklin é um de seus heróis. 

Capa do livro Benjamin Franklin: Uma Vida Americana, de Walter Isaacson (Fonte: Amazon)

Structures: Or Why Things Don't Fall Down, de J.E. Gordon

Você já se perguntou por que as pontes suspensas não desmoronam sob oito faixas de tráfego? Como as barragens retêm ou cedem sob milhares de galões de água? Ou quais princípios orientam o projeto de um arranha-céu?

Se a resposta for sim, este livro vai aliviar sua ansiedade e responder às suas dúvidas. JE Gordon tira a engenharia de seus termos técnicos confusos, comunicando seus princípios fundadores em prosa acessível e espirituosa. 

Quando Musk fundou a SpaceX, ele reservou um tempo para estudar os fundamentos da ciência dos foguetes, e um dos livros que ajudou o empresário foi esse.

Capa do livro Structures: Or Why Things Don't Fall Down, de J.E. Gordon (Fonte: Amazon)

Superinteligência, por Nick Bostrom

Algo nós já sabemos: o cérebro humano possui algumas aptidões ausentes nos cérebros dos demais seres vivos e nossa posição dominante no planeta se deve a isso. Mas e se algum dia os cérebros artificiais superarem a inteligência dos cérebros humanos? 

Esse é o principal tema do livro - e uma das preocupações de Elon Musk, que já chegou a fazer um tweet dizendo que uma IA pode ser mais perigosa do que armas nucleares. 

Capa do livro Superinteligência, por Nick Bostrom (Fonte: Amazon)

O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien

Mais uma ficção. A história narra o conflito contra o mal que se alastra pela Terra-média, através da luta de várias raças - Humanos, Anões, Elfos, Ents e Hobbits - contra Orques, para evitar que o "Anel do Poder" volte às mãos de seu criador Sauron, o Senhor Sombrio.

Musk diz que aprendeu com a trilogia que não se deve desistir de uma causa que é importante, mesmo que ela a esteja o levando para a perdição.

Capa do livro O Senhor dos Anéis (Fonte: Amazon)


Assuntos relacionados

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo