Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Como Elon Musk aprende

Aprender a aprender: a fórmula do sucesso de Elon Musk, que segue inovando em diferentes áreas. Conheça os caminhos

Como Elon Musk aprende

Por Camila Petry Feiler

No topo da lista de bilionários da Forbes em 2022 e com previsões de se tornar o primeiro trilionário do mundo em 2024, Elon Musk é um dos empresários mais badalados, dividindo o público com opiniões polêmicas e ações rápidas. Frente a empresas como Tesla e SpaceX, agora também membro do conselho do Twitter, ele é admirado por sua capacidade de disruptar diferentes áreas, olhando para caminhos além dos tradicionais.  

Por trás disso, está a capacidade de aprender a aprender, ferramenta fundamental para quem quer seguir relevantes nos negócios e na carreira. Por isso, separamos aqui os caminhos de Elon Musk na aprendizagem que você já pode colocar em prática.

CONHECIMENTO É COMO UMA ÁRVORE

Mudar de carreira é uma coisa, agora dominar a ciência de foguetes depois de co-fundar o PayPal e a Tesla é realmente um exercício para quem sabe como lidar com novos conhecimentos em pouco tempo.

Quando questionado sobre isso, ele comentou que organiza o conhecimento como uma árvore semântica, registrando os princípios fundamentais de cada disciplina. 

"Um conselho: é importante ver o conhecimento como uma espécie de árvore semântica - certifique-se de entender os princípios fundamentais, ou seja, o tronco e os grandes galhos, antes de entrar nas folhas/detalhes ou não há nada para eles se agarrarem."

Dessa forma, enquanto um novo conceito é desdobrado e entendido, fica mais fácil enxergar relações e criar conexões inusitadas (olha aí a inovação!). Para colocar em prática, é possível usar mapas mentais nos estudos e ir conectando os aprendizados. Outra ferramenta de ouro é o Project Zero, desenvolvido por Harvard, que oferece rotinas de pensamentos para mapear o entendimento do assunto de forma simples e provocadora. 

A PRÁTICA DE CONEXÕES

O que os mapas mentais e as rotinas de pensamento têm em comum é a possibilidade de conexões além do óbvio. O que Elon Musk faz ao ter a base de um tema bem sedimentado unido à prática de um eterno curioso. Ele sempre cultivou o hábito da leitura, lendo dois livros por dia. Assim pode navegar entre ficção científica, filosofia, religião, programação, até biografias de empreendedores, ficando exposto a diversos assuntos. 

Ele estuda de forma mais ampla várias áreas diferentes e faz conexões interessantes entre elas. Além disso, contrata grandes experts para suas empresas, com quem aprende e troca muito. Outra base da aprendizagem: ele coloca o conhecimento em movimento, reorganizando conceitos sob uma nova ótica, acoplando conhecimento técnico de um time especializado. 

+ Aprendizagem Criativa: Como Aprender a Criar

A INSPIRAÇÃO: COM QUEM ELON MUSK APRENDE?

Elon Musk (Foto: Pool / Equipe via Getty Images)

Elon sempre apontou o físico ganhador do Prêmio Nobel , Richard Feynman, como uma de suas maiores fontes de inspiração. Feynman via a vida com certa curiosidade e senso de aventura. Embora sempre tenha procurado resolver problemas empiricamente, também nunca perdeu a curiosidade pelo modo como o mundo funciona e enxergava tudo como um jogo.

+ Ad Astra: a escola criada por Elon Musk para seus filhos

Ao longo de sua carreira, Feynman usava a seguinte estratégia de aprendizagem:

Escolha um assunto 

Escreva no topo de uma página o tópico escolhido e elenque todas as informações que você já sabe sobre ele. Sempre que aprender algo novo, anote ali. Simplifique ao máximo na hora de escrever, isso faz com que você se force a entender ao ponto de conseguir simplificar.

Aprenda como se pudesse ensinar a uma criança

Ao falar sobre o tópico escolhido, utilize termos de fácil compreensão. 

Identifique os pontos de melhoria

Ao explicar o tópico, dúvidas vão aparecer e você não vai saber respondê-las. Isso mostra os gaps que precisam ser retomados no estudo. 

Em vez de memorizar coisas arbitrariamente, procure a explicação que a torne óbvia

Para isso, ilustre seu conhecimento com analogias, conecte conceitos e fortaleça a compreensão. Conte em voz alta a argumentação que você conseguiu construir em torno daquele tema. 

Lembra o que Elon Musk vem fazendo, não? 4 passos simples que podem ser aplicados por você - construa o troco e vá observando as conexões que suas vivências vão providenciar.

E O DIPLOMA DE ENSINO SUPERIOR, HEIN? 

Ao longo da  vida, Elon Musk adquiriu conhecimentos vastos em caminhos não tão tradicionais. Lendo mais que a média, garantia muito além do que qualquer escola pediria. Então qual é a postura de Elon Musk sobre a formação tradicional? "Você não precisa da faculdade para aprender coisas, tudo está disponível basicamente de graça", comentou.

Inclusive a Tesla faz parte das empresas que não incluem nos requisitos para vagas um diploma específico de ensino superior. De acordo com o bilionário, o valor da graduação está no networking e na capacidade das pessoas para se dedicar a tarefas difíceis, “especialmente a lição de casa chata”.

Em sua trajetória, Musk recebeu dois diplomas de bacharel em 1997: um em física pelo College of Arts and Sciences e o outro em economia pela Wharton School.

Antes disso, em 1995, ele havia fundado um negócio ao lado do seu irmão Kimbal e de Greg Kouri, a Global Link Information Network, empresa que inicialmente ajudava outras empresas a criarem seus sites, mas que depois se especializou em ajudar jornais a criarem guias online de cidades.

Banner newsletter StartSe


Assuntos relacionados

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo