Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


5 filmes sobre o lado obscuro dos negócios

Assista o que não fazer no mundo dos negócios

5 filmes sobre o lado obscuro dos negócios

Homem de terno com as mãos no rosto e chão cheio de papéis (Fonte: Getty Images)

Conteúdo exclusivo Startups 

Chegou o fim de semana, hora de relaxar, ver um bom filme para se inspirar e voltar ao trabalho na semana que vem com bons insights para seus negócios – ou com aquele ânimo pra chutar o pau da barraca. Pois é, na nossa lista de recomendações de filmes de hoje, não temos nada disso.

Em outra lista que fizemos aqui no Startups uns tempos atrás, falamos de filmes com histórias mais inspiradoras, com mensagens positivas e tudo o mais. Agora a parada é outra: decisões erradas, gente perdendo tudo (ou quase tudo) e o lado bem pouco agradável do mundo dos negócios.

Contudo, a gente garante uma coisa para quem aceitar as nossas sugestões de filmes: dá pra se divertir bastante e, de repente, tirar uma lição ou outra de como não fazer (ou fazer, se você for mais inescrupuloso) na hora de tocar o seu negócio. Vamos às dicas!


 

O Sucesso a Qualquer Preço (Glengarry Glen Ross, 1992)

Esse aqui é o filme mais velho da lista, mas que segue incrivelmente atual até hoje. Baseado em uma peça de teatro famosa, e com um elenco monstruoso (Al Pacino, Jack Lemmon, Alec Baldwin e outros), o filme acompanha dias tensos na rotina de uma firma imobiliária. Sob a ameaça de uma onda de cortes, os corretores começam a recorrer a artimanhas cada vez mais arrojadas – e um tanto antiéticas – para fechar as suas vendas. Não é dos filmes mais fáceis de se achar – atualmente não tem em nenhum streaming por aqui – mas totalmente vale a pena.

Enron – Os Mais Espertos da Sala (Enron – The Smartest Guys in the Room, 2005)

Único documentário aqui da lista (e um indicado ao Oscar), este filme reconta a ascensão e a queda da Enron, uma superpotência do ramo de gás e energia nos EUA que caiu em desgraça após uma crise energética que assolou a Califórnia em 2001. Estamos falando de muitos “rolos”, de interferência em políticas ambientais públicas à táticas escusas de evasão fiscal, e má administração do negócio, incluindo uma política de RH incrivelmente maquiavélica. Sério, é tanta coisa errada que não tem nem como explicar. Disponível no YouTube.

Margin Call – O Dia Antes do Fim (Margin Call, 2011)

Voltando ao drama, Margin Call é um filme sobre as 24 horas mais nervosas de um grande banco de investimentos em Wall Street. Baseada no crash da bolsa de 2008, o filme acompanha a empresa em uma corrida contra o tempo – e contra horríveis apostas que fizeram na bolsa – para evitar que a companhia, e possívelmente todo o cenário econômico, afunde. Outro longa com um elenco matador (Jeremy Irons, Paul Bettany, Demi Moore), que tem um ritmo quase de suspense, de tão tenso que é. Disponível no Prime Video.

Na Roda da Fortuna (The Hudsucker Proxy, 1994)

Aqui temos um filme mais leve (comédia), mas que traz um senso de humor bem cáustico sobre o mundo dos negócios, pois é dirigido pelos aclamados irmãos Coen (Fargo, Onde os Fracos não tem Vez). Estrelado por Tim Robbins e o lendário Paul Newman, Na Roda da Fortuna se passa nos anos 50 e conta a história absurda de um ingênuo inventor, que do dia pra noite se torna presidente de uma gigantesca empresa industrial em Nova York, depois que o CEO comete suicídio. O motivo: um sacana conselho administrativo que quer assumir o controle de todas a ações e acredita que o rapaz vai afundar o valor da empresa. Bem, não é bem assim que as coisas rolam. Outro filme que não é tão fácil de encontrar, mas que vale todo o esforço para isso.

Sangue Negro (There Will Be Blood, 2007)

Uma obra-prima moderna do diretor Paul Thomas Anderson, Sangue Negro se passa no começo do século passado, no auge da corrida do petróleo no sul dos EUA. O filme acompanha a história de Daniel Plainview (Daniel Day-Lewis), um inescrupuloso empresário e ser humano que abandona toda a sua humanidade em sua obsessão pelo sucesso e dinheiro pela prospecção do óleo. Um filme pesado e contemplativo, mas que fala de assuntos profundos. Disponível via aluguel para streaming em diversas plataformas.


Assuntos relacionados

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo