Sobre NósPara Você
Para EmpresasConteúdos
Eventos
Game Changers

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Eventos

Jornadas de conhecimento fomentando o aprendizado dinâmico e inovador em diversos formatos e intensidades

Ver todos

Ainda não temos eventos programados. Mas estamos preparando encontros repletos de inovação para você!

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Artigos
Marketing e Vendas

5 dicas de marketing pós-pandemia para sua empresa

Saiba como sair na frente da concorrência oferecendo um serviço diferenciado no processo de reabertura.

5 dicas de marketing pós-pandemia para sua empresa

Mulher fazendo compra em loja (foto: Getty)

Por Erica Queiroz

A pandemia mudou não somente a nossa vida, mas o nosso comportamento e hábitos de consumo.

Ao não podermos mais sair de casa, tivemos que passa a comprar quase tudo pela internet.

Sim, já esperávamos que isso acontecesse há muito tempo, mas, principalmente aqui no Brasil, muitas pessoas ainda tinham uma certa resistência a comprar on-line (certamente, isso não se aplica aos nativos digitais!).

Contudo, a pandemia forçou essa mudança e não apenas ela: as pessoas passaram a gastar de forma mais consciente.

E agora que começamos a ter sinais de que a pandemia possa dar uma trégua a partir do final do ano, com o avanço da vacinação, quais serão os novos hábitos de compras dos consumidores?

Apesar de não podermos afirmar com toda a certeza, é provável que muita gente tenha começado a comprar on-line e não abra mais mão disso.

Por outro lado, há aquelas pessoas que continuarão fazendo questão de comprar quase tudo pessoalmente.

Então, vamos ver algumas dicas para a sua empresa estar preparada para os novos tempos!

1 - REFINE A SUA PROPOSTA DE VALOR

Muitas pessoas perderam o trabalho ou tiveram a renda reduzida durante a pandemia. Portanto, provavelmente elas empregarão o seu dinheiro de forma mais consciente.

Por outro lado, com a retomada da economia, muita gente poderá voltar o mercado de trabalho, retomar sua fonte de renda e poder voltar a gastar um pouquinho mais.

Desse modo, é importante ter uma proposta de valor diferenciada. Então, pense na dor, no problema que o seu produto ou serviço resolve, nas necessidades dos seus clientes, nos gatilhos que os levam a desejar e adquirir o que você vende e coordene toda sua comunicação em torno desses pontos.

Como resultado, a sua empresa poderá se destacar em relação aos concorrentes e tomar a dianteira do mercado no pós-pandemia.

2 - USE A ESTRATÉGIA OMNICHANNEL

Isso quer dizer que a sua empresa deve estar presente em todos os canais. 

E isso não significa apenas ter um site e uma loja física, por exemplo. É estar também nas redes sociais, ter um SAC, chatbot e vários outros pontos de contato, pelos quais o clientes possa acessar a sua empresa facilmente.

Quanto mais a sua empresa estiver presente, maior a probabilidade de fechar mais vendas. Então, não desperdice essa chance!

Mas, ao estar presente em todos os canais lembre-se de atender em todos os canais. Estou tentando contatar 2 empresas grandes pelo Instagram, uma para saber sobre um produto e outra para fazer uma reclamação, e nenhuma me responde. E, além do direct, sempre deixo um comentário no post mais recente para avisar sobre a minha mensagem, pois, geralmente, ela cai na caixa de spam, visto que a empresa não me segue.

Novos posts entram nos perfis e ninguém responde as mensagens. Isso pega super mal!

Homem jogando game no celular (foto: Getty)

3 - USE E ABUSE DE POIMENTOS DE CLIENTES

Não existe melhor propaganda para o seu negócio do que um cliente satisfeito. Portanto, peça depoimentos aos seus clientes.

Uma ideia é mandar uma rápida pesquisa com avaliação por e-mail e deixar uma caixa de texto aberta, para que os clientes escrevam o que desejarem.

Caso não esteja recebendo retorno por escrito, você pode selecionar alguns clientes, principalmente se o seu produto ou serviço for de alto valor, ligar para eles e pedir um rápido feedback por telefone. 

Depois, você pergunta se eles se importariam se você escrevesse o que eles te falaram e mandasse para aprovação final, para depois colocar no site. Funciona super bem - quase 100% de taxa de sucesso, pois para os clientes que não quiserem liberar o nome, você usa as iniciais!

Caso a sua empresa ofereça um produto ou serviço mais casual, você pode fazer brincadeiras com os clientes nas redes sociais e até pedir que gravem vídeos falando do seu produto/serviço. É pura diversão e pode até viralizar! 

4 - FAÇA PROMOÇÕES COM ESTRATÉGIA

Eu não sou muito fã de ficar trabalhando com descontos massivos, pois muita gente acaba comprando da sua empresa só quando há descontos.

Mas você pode fazer algumas promoções por tempo limitado, tipo “somente neste final de semana” ou utilizar descontos progressivos, para quem comprar 1 (10%), 2 (20%), 3 ou mais produtos (30%)… e, assim, fazer com que as pessoas experimentem mais os seus produtos ou serviços.

Desse modo, se elas gostarem do que compraram, poderão se tornar clientes recorrentes e a sua empresa só tem a ganhar!

Mas não recomendo sorteios no Instagram, por exemplo. A maioria das pessoas só vem pelo sorteio e depois deixa de seguir a sua empresa. E, ao fazer anúncios, elas poderão entrar na contagem para o perfil "lookalike" (similares) e bagunçar o algoritmo!

5 - FIDELIZE OS SEUS CLIENTES

Ofereça aos seus clientes mais do que eles esperam.

Por exemplo: se o seu cliente comprou um jogo de copos, envie dicas de como utilizá-los na decoração da mesa, com que pratos combinam, em que ocasiões devem ser utilizados... Além de serem dicas super úteis, os clientes ainda poderão fazer compras extras, de coisas que possam ser utilizadas com eles.
Além disso, crie um programa de fidelidade. Se a sua empresa for na área de alimentação, por exemplo, crie um programa em que os clientes ganhem pontos que possam ser trocados por outros alimentos ou refeições.

Assim, sempre que forem comprar algo similar, preferirão comprar na sua empresa!

Por fim, não se esqueça de oferecer um serviço de atendimento ao cliente e um pós-venda impecáveis!

Espero que tenha gostado das dicas e boas vendas!

 

Acelere o resultado de suas vendas e marketing com a metodologia de crescimento de negócios mais usada pelas empresas do Vale do Silício. Conheça o Growth Program e domine conceitos avançados de como Atrair, Engajar, Converter e Fidelizar Clientes B2C ou B2B.


Assuntos relacionados

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo