Para Piero Franceschi, sócio da StartSe, os quatro vícios são: arrogância bloqueadora, procrastinação inteligente, eficiência total e bagunça inovadora. Saiba mais!
Imagem: Piero Franceschi
, Partner na StartSe
2 min
•
14 mar 2024
•
Atualizado: 14 mar 2024
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Qual o seu vício na discussão da estratégia?
Invariavelmente, caímos em um desses vícios quando nos vemos confrontados pelo imperativo da transformação.
Mudar é difícil e, se der para evitar, sempre o faremos.
Montei esta matriz para simplificar os 4 perfis mais típicos de vícios ligados a este contexto.
Por um misto de paralisia e negação, podemos nos colocar como arrogantes, bloqueando a transformação simplesmente por insistentemente querer dobrar a realidade da mudança do mundo com nossas certezas. Não queremos ver e não queremos falar sobre.
Quando juntamos a mesma paralisia de ação, porém com a distração de considerar muitas variáveis disponíveis, temos a procrastinação que lota a sala com horas de inteligência improdutiva. Fazemos diversas análises, solicitamos mais dados, mas na prática estamos apenas adiando decisões, ganhando tempo para tomar coragem.
No outro extremo, temos o vício da ação radical.
Por um lado, quando agimos negando a realidade, simplesmente fazemos aquilo que está ao nosso alcance e é conhecido por todos, que geralmente é cortar custos, substituindo isso por uma estratégia de transformação eficaz.
Por fim, temos a ação radical somada à distração, onde decidimos nos "mover como nunca", criando diversas iniciativas de inovação em
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Partner na StartSe
Experiente Diretor de Marketing, Inovação e Estratégia com um histórico comprovado em vários indústrias. Hábil em Gestão de Marketing, Planejamento de Mercado, Planejamento Estratégico, Customer Marketing, Inovação e Transformação Digital.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!