Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Afinal, o que é um algoritmo e por que tão necessário?

Afinal, o que é esse algoritmo que tanto falamos e é tão necessário para alavancar os negócios de uma empresa?

Afinal, o que é um algoritmo e por que tão necessário?

Por Ana Julia Guimarães 

Ao falar em algoritmo, é provável que você relacione a palavra com computadores, códigos e assuntos abstratos que só um profissional de tecnologia pode compreender. Felizmente, não é bem assim.

A palavra significa uma sequência de etapas que um software precisa para chegar a algum resultado. Por exemplo, ao construir um carro, as peças são necessárias - e quanto mais as peças estão organizadas e definidas - mais rápido o carro fica pronto. Na linguagem tech: o algoritmo é a entrada (input) e saída (output) de informações.

Conforme o algoritmo cresce e evolui, mais certeiro é o resultado final. Esse sistema é extremamente importante para as empresas, principalmente as de e-commerce, já que é por meio dele que os anúncios de produtos chegam aos seus consumidores. 

E por falar no assunto, não tem como não mencionar o Google, que é um dos pioneiros - não é à toa que deixou o Yahoo e AltaVista para trás logo nos anos 2000. Quando você faz uma busca nele, o retorno é rápido, específico e atende à sua necessidade de informação entre bilhões de opções. 

Mas nem sempre foi assim… Antes do aperfeiçoamento do seu algoritmo, para encontrar a informação desejada, o usuário precisava ir até a vigésima página do site porque o resultado mostrava tudo relacionado à procura, independentemente do foco da pesquisa. Chato, né?

Isso não é o que desejamos quando se trata de marketing digital, afinal, precisamos chegar até o público-alvo de forma instantânea. Portanto, apenas criar uma plataforma para a sua marca não é o bastante, é preciso investir em diferentes técnicas para atrair um bom tráfego orgânico e, consequentemente, mais clientes para o negócio.

Mas como deixar o algoritmo da sua empresa relevante? Confira 4 dicas que vão te ajudar

Homem olhando para tela de computador com código (foto: Peter Gombos/Unsplash)

Atente-se à frequência de publicação

Estamos sendo bombardeados de informações o tempo inteiro, logo, é muito fácil o seu conteúdo de uma semana atrás ficar perdido entre tantos outros. Precisamos entender que o algoritmo valoriza e entrega para mais pessoas o conteúdo novo

Então, é necessário estabelecer um planejamento de publicações que deixe a marca sempre em evidência - mas claro, sem tornar isso cansativo. Para isso, entenda quais horários o seu público alvo consome o seu conteúdo e utilize disso para montar estratégias.

Crie uma comunidade com o seu público

Além de entender os números, uma empresa precisa estabelecer contato humano com os seus consumidores - ninguém melhor que eles para dizer o que está funcionando ou não. Para isso, responda às avaliações, comentários e resenhas do seu público. 

Além disso, é necessário estimular o contato através de enquetes, perguntas e discussões que eventualmente podem surgir sobre o conteúdo publicado. Isso é essencial para fidelizar o seu público e incentivar as buscas para o seu site.  

Estude o seu conteúdo

Através do aprofundamento do seu conteúdo, você entende qual é o seu público-alvo. Como? Basta ver qual deles está indo melhor no ranqueamento do seu canal - é exatamente isso que seus consumidores querem ver

A partir disso, você garante que a sua linguagem e formato estejam sempre de acordo com as necessidades dos seus clientes e os mantenha sempre engajados.

Inicie formatos diferentes

Em continuidade com a dica anterior, é necessário revisar seu formato quando o seu conteúdo não vai também - por isso a importância do estudo. Escolher novas formas para a marca se expressar pode ser um passo necessário para um novo “boom” de consumidores, estratégia comum nas Organizações Infinitas. 

Além disso, é preciso fazer benchmarking para entender o que está surgindo de novo no mercado. Não podemos ficar para trás.

Por que importa?

O algoritmo dá valor a sua originalidade. Ele proporciona a possibilidade da sua empresa entregar aquilo o que o seu público busca desatentamente, mas que prende a sua  atenção. 

Além disso, cada vez mais, ele será utilizado em todos os canais que existem para que as pessoas acessem os seus aparelhos eletrônicos e encontrem exatamente o que faz parte do seu interesse.


Assuntos relacionados

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo