Médico cria calculadora de expectativa de vida (e te ensina a ter melhor resultado)

Ao responder às questões da "Living to 100 Life Expectancy Calculator", o usuário recebe a média de sua expectativa de vida e alguns conselhos para mudar seus hábitos e conseguir viver por mais tempo

Avatar

Por Júlia Miozzo

7 de agosto de 2015 às 13:50 - Atualizado há 5 anos

SÃO PAULO – Baseando-se em seus hábitos de saúde e alimentação, o médico norte-americano Thomas Perls criou uma calculadora que é capaz de dizer qual a sua expectativa de vida.

Ao responder às questões da “Living to 100 Life Expectancy Calculator”, o usuário recebe a média de sua expectativa de vida e alguns conselhos para mudar seus hábitos e, possivelmente, viver por mais tempo.

Pode parecer brincadeira, mas não é: ela foi baseada nos estudos do New England Centenarian Study, fundado e dirigido por Perls, o maior estudo de pessoas centenárias e suas famílias em todo o mundo.

Através de inúmeras pesquisas, Perls e os médicos participantes chegaram à conclusão de que alguns hábitos específicos podem aumentar ou diminuir as chances de viver por mais tempo – e é essa a base para o teste online.

A pesquisa estuda pessoas com cem anos ou mais e, a princípio, era focada apenas na pesquisa do Alzheimer. Posteriormente, entretanto, se tornou aparente que a maioria dos centenários não tinham Alzheimer, mas sim outras formas de demência. A genética tem um papel de grande importância na pesquisa, por isso na calculadora, em alguns momentos, perguntas específicas sobre a família são feitas.

Embora outros testes que preveem a data de sua morte já existam, o Living to 100 Life Expectancy Calculator é o único que possui embasamento médico. Para fazer o teste, clique aqui.