Waymo, do Google, testará vans e caminhões autônomos

Tainá Freitas

Por Tainá Freitas

23 de janeiro de 2020 às 16:12 - Atualizado há 8 meses

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

A Waymo está dando um novo passo em seus planos para oferecer transporte autônomo. Após realizar testes com carros nas ruas, agora caminhões e vans autônomos da companhia irão circular pelo Texas e Novo México, nos Estados Unidos.

A companhia, que pertence à Alphabet, holding do Google, informou no Twitter que os testes terão início ainda nesta semana. Os veículos percorrerão as estradas interestaduais 10, 20 e 45 e áreas metropolitanas como El Paso, Dallas e Houston. “Essas são rotas comerciais interessantes e promissoras e nós usaremos nossos veículos para explorar como a Waymo poderá criar novas soluções de transporte”, escreveu a startup.

Desde que foi fundada, em 2009, a Waymo já percorreu 32,2 milhões de km em testes com carros autônomos nas ruas. A empresa, que é uma das mais experientes no setor, já circulou e mapeou ruas em Los Angeles, Orlando, Tampa, Fort Myers e Miami. Algumas das corridas foram realizadas, inclusive, com passageiros – a companhia foi a primeira dos EUA a monetizar as viagens autônomas.

Recentemente, a Waymo adquiriu a startup de inteligência artificial Latent Logic. A empresa de carros autônomos se interessou pelo “imitation learning”, processo em que a máquina aprende com demonstrações de seres humanos. O objetivo é que a frota seja mais inteligente para lidar com situações mais complexas que surgem no trânsito durante a viagem.