Gestão de pessoas: função de suporte ou de negócios? – ReStartSe 27/04

Tainá Freitas

Por Tainá Freitas

28 de abril de 2020 às 21:31 - Atualizado há 7 meses

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora
Logo Cyber Monday 2020

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

No meio da pandemia devido ao novo coronavírus, a StartSe criou o #MovimentoReStartSe, um programa de capacitação 100% gratuito e online para auxiliar empresas e profissionais a lidarem e saírem melhores dessa crise. Quatro aulas ao vivo são ministradas por especialistas do Brasil, Vale do Silício ou China em nossas redes sociais diariamente, às 11h, 13h, 15h e 17h.

Confira o resumo das aulas de segunda-feira (27):

Rafael Pilotto: Supermercado Now: do zero à venda para a B2W

Junior Borneli, fundador da StartSe, recebeu Rafael Pilotto, sócio-fundador do Supermercado Now, plataforma online de entrega de compras de supermercado. A startup foi criada no fim de 2015 com a premissa de fazer o delivery das compras em até duas horas ou em um horário agendado. Este modelo de negócios amplia o alcance dos supermercados, que antes ficava em torno de 1 km, para 7 km. “Conseguimos provar que 70 a 80% das compras que fazem conosco são de novos clientes para os varejistas”, afirmou Pilotto.

Um dos pilares da Supermercado Now é trazer os produtos até a casa dos clientes com o mesmo preço que custam nos supermercados físicos. Eles arcam apenas com o frete, que é repassado integralmente aos entregadores. A startup recebe comissão nos produtos comprados nos varejistas e atende também a indústria.

Para quem está ingressando no varejo online agora, Pilotto tem uma dica: “Invista no nível de serviço e não abra mão de qualidade, tanto no online ou offline. Dessa forma, as pessoas que estão comprando obrigatoriamente com você no online terão uma boa experiência e permanecerão depois”, afirmou. O Supermercado Now foi adquirido pela B2W em janeiro deste ano.

Aprenda a vender pela internet

Gabriela Brasil: como adaptar rotina, comunicação e trabalho para o novo normal

Gabriela Brasil, consultora de produtividade e organização, participou da trilha de Maurício Benvenutti, trazendo dicas de como trabalhar remotamente. Em primeiro lugar, ela ressalta que a quarentena não é uma realidade típica de home office – nossas casas também estão sendo escola, playground, lounge, entre outros. É necessário ter uma produtividade compassiva, levando em conta a particularidade do momento.

Brasil explica que, no home office, apenas 20% é ferramenta e 80% é cultura. É necessário reorganizar os ambientes para que você tenha um local específico só para trabalhar e se distanciar de possíveis distrações. Separe o tempo para o que é essencial no dia a dia – comer, dormir, se relacionar – para que tenha a base para que o trabalho funcione. Nos momentos essenciais, o ideal é que não haja a “companhia das telas”.

“A forma como você inicia dita como será o seu dia inteiro. Eu sigo um ritual de miracle morning em que tenho de 25 a 30 minutos sem celulares, medito…”, disse Brasil. Ela recomenda que todo profissional desenvolva processos para facilitar a organização imediata.

Como ter um home office de alta performance?

Dr. Leonardo Aguiar: Medicina do futuro: tecnologias exponenciais e o pós normal

O médico e cirurgião plástico Leonardo Aguiar foi recebido por Felipe Lamounier, sócio da StartSe. Aguiar apresentou o termo “medicina de precisão exponencial”, no qual é possível entender como cada remédio funciona para cada tipo de pessoas. Com o auxílio de wearables (dispositivos usáveis que coletam dados) e testes de DNA, hoje a medicina se torna cada vez mais assertiva e personalizada para cada indivíduo. A estadunidense 23andMe e a brasileira GnTech estão realizando este trabalho.

E ele vai mais além no futuro deste mercado: com o avanço da medicina de precisão, a expectativa é que seja criada a medicina de precisão exponencial. O deeplearning, uma vertente da inteligência artificial, passará a ser usado para identificar novos medicamentos com base nas correspondências e dados da população. Não por acaso, as grandes empresas de tecnologia (que possuem a experiência de lidar com milhões de dados), podem se tornar as principais concorrentes ou parceiras das farmacêuticas.

“Hoje, os dados de saúde estão em silos, precisamos deles sincronizados para ter melhores análises. Estes dados serão o mais novo petróleo e contaremos com aplicativos, relógios e pulseiras inteligentes para obtê-los o tempo inteiro”, explicou o médico.

Reinvente sua carreira: como torná-la mais sólida em tempos instáveis?

Adriano Lima: gestão de pessoas: função de suporte ou negócios?

Adriano Lima, sócio da AL + People & Performance e da Neon Pagamentos, participou da trilha de Pedro Englert, CEO da StartSe. Eles explicaram como tornar a gestão de pessoas uma estratégia de negócios. Há três pontos fundamentais: estratégia, cultura e liderança. A estratégia da empresa deve chegar ao nível do indivíduo, de forma que ele se sinta conectado e empenhado em torná-la uma realidade. Um exemplo de aplicá-la é através de metas.

Já a cultura corresponde ao jeito como a empresa opera em seu dia a dia e persegue objetivos. As companhias geralmente desenvolvem uma cultura e valores, mas eles devem chegar ao nível de comportamento dos funcionários para que sejam efetivos.

A liderança deve ser responsável por desenvolver os times e as pessoas, garantindo que elas estão dentro da cultura esperada e que esta é uma realização de longo prazo. O resultado após ter os três pontos fundamentais aplicados é de que os funcionários sejam compensados, haja uma estrutura de carreira e sucessão, bem como uma empresa estruturada e atuando em sincronia.

Como a cultura pode ser um fator de performance em sua empresa?