Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Qual é a estratégia da VTEX ao comprar a Weni?

Qual é a estratégia da VTEX ao comprar a Weni?

Foto: Pexels

, conteúdo exclusivo

4 min

4 set 2024

Atualizado: 4 set 2024

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

A VTEX está de volta às compras. Na última segunda-feira (2), a plataforma de comércio digital anunciou a aquisição da Weni, uma startup de Maceió (AL) que desenvolveu uma solução de customer experience baseada em inteligência artificial para marcas e varejistas enterprise. O valor da aquisição não foi divulgado.

Fundada em 2012, a Weni integra hiperautomação e dados aos canais conversacionais para ajudar as empresas a fidelizar clientes e reduzir custos. Atualmente, a plataforma atende cerca de 160 clientes, incluindo grandes players como Stone, Raízen, Cruzeiro do Sul, Cencosud e a rede de supermercados Prezunic.

Com a aquisição, a Weni passa a ser uma unidade de negócios independente da VTEX. O plano é oferecer a plataforma para os 2.600 clientes de e-commerce da VTEX, e que algo entre 20% a 30% da base contrate a solução nos próximos três anos. A expectativa é atender não só os clientes no Brasil, mas também expandir a presença da Weni (e da própria VTEX) nos Estados Unidos.

"Quando um cliente faz uma lista do mês no e-commerce da Prezunic e escolhe um produto de uma marca, mas na hora da separação não tem o produto dessa marca, e sim de outra parecida, o sistema da loja manda um aviso para a Weni, que envia um WhatsApp para o cliente perguntando se pode ser feita a substituição. Essa solução poderia fazer todo sentido para os clientes que temos nos EUA”, afirma Alexandre Soncini, co-fundador e chief of staff da VTEX, em nota publicada no blog da Weni.

A união com a Weni reforça a estratégia da VTEX de ser o backbone do e-commerce conectado. O intuito é construir um ecossistema completo de soluções que atendam às necessidades dos clientes nas três fases da jornada de compra, passando pelo engajamento, a conversão e o pós-venda.

A Weni chega justamente para fortalecer o pós-venda, com soluções para melhorar a experiência do consumidor final. A plataforma permite que os lojistas façam vendas de forma inteligente e personalizada, simplificando a experiência de compra e a rotina da sua equipe ao centralizar rastreamento, trocas, devoluções, atendimento, entre outras funções.

Em comunicado, as companhias afirmam que a integração das tecnologias da Weni com a plataforma da VTEX deve não só melhorar o suporte aos clientes atuais, mas também abrir novas oportunidades de crescimento e inovação no mercado global de e-commerce, cada vez mais focada na experiência e necessidade dos consumidores.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

O mais conceituado portal sobre startups do Brasil. Veja mais em www.startups.com.br.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!