Sobre NósPara Você
Para EmpresasConteúdos
Eventos
Game Changers

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Eventos

Jornadas de conhecimento fomentando o aprendizado dinâmico e inovador em diversos formatos e intensidades

Ver todos

Ainda não temos eventos programados. Mas estamos preparando encontros repletos de inovação para você!

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Artigos
Empreendedorismo

Vender pelo WhatsApp: conheça a tendência da compra conversacional

A VTEX anunciou a aquisição da Suiteshare, startup que criou solução para vender pelo WhatsApp. Entenda essa tendência.

Vender pelo WhatsApp: conheça a tendência da compra conversacional

vender-whatsapp-compra-conversacional (Foto: GettyImages)

6 min

2 jun 2021

Atualizado: 11 mai 2022

Por Victor Marques

A VTEX, plataforma de e-commerce que oferece soluções de marketplace e gestão de pedidos, anunciou a compra da Suiteshare, startup que oferece solução para vender através do WhatsApp. A aquisição não teve valor divulgado, mas é fácil entender a necessidade que a VTEX viu em incluir as compras por meio de apps de mensagem instantânea em seu portfólio de produtos: a chamada compra conversacional é tendência crescente. Entenda mais sobre esse mercado.

COMPRA CONVERSACIONAL

A compra conversacional é um conceito antigo, que experienciamos há muito tempo em compras físicas. Embora nem todo mundo considere uma boa experiência, trazer esse conceito para o digital, através de um app mensageiro com alta adoção como o WhatsApp, pode ter resultado diferente. 

Muito além da experiência com um chat de compra em um site, as transações pelo WhatsApp devem ganhar espaço devido à rapidez, facilidade e disponibilidade - o app está no smartphone de boa parte da população brasileira, não sendo necessário baixar um app de uma loja específica, por exemplo.

Com o objetivo de facilitar a escalabilidade e baratear o oferecimento de uma experiência de compra conversacional, muitas empresas decidiram empregar sistemas automatizados para interagir com os clientes. Embora a solução funcione para situações mais procedurais e repetitivas, não há o mesmo nível de personalização ou proximidade com o cliente, para realizar uma compra, por exemplo.

vtex-comprou-suiteshare-agora-unem-forcas-para-levar-as-vendas-conversacionais-para-ainda-mais-clientes

SUITESHARE

A solução da Suiteshare busca resolver o problema da robotização do atendimento ao mesmo tempo que oferece caminhos para reduzir os custos de operação de uma solução de vendas pelo WhatsApp com atendimento humano. 

A Suiteshare funciona como uma extensão digital para as contas de WhatsApp: ao começar uma conversa, acessar o site de uma marca ou clicar em um link de atendimento, o cliente é geolocalizado e conectado a um vendedor da loja física mais próxima.

Com isso, dois problemas são resolvidos - o atendimento é humano e o custo de operacionalização cai, através da distribuição da demanda de atendimento aos funcionários das lojas físicas. A interação se torna mais natural, imediata e personalizada.

Os resultados comprovam a aprovação do modelo: a Tramontina, por exemplo, aumentou as taxas de conversão do seu comércio eletrônico em mais de 20% entre novembro de 2020 e março de 2021. A Track & Field reportou um aumento de mais de 340% nos cliques mensais em seu site após implementar a solução da Suiteshare.

Durante a pandemia, um dos fatores que impulsionou a adoção da solução, a Reserva, outro cliente da Suiteshare, divulgou que mais de 35% das suas vendas ocorreram através do WhatsApp. A solução conquistou outros grandes clientes: Lacoste, The North Face, Grupo Soma, Natura, Mary Kay, Magazine Luiza, B2W, Aramis e Via.

POR QUE IMPORTA?

As soluções de venda por WhatsApp tem relevância comprovada considerando que 97% dos usuários de smartphones no Brasil possuem o WhatsApp instalado. A facilidade, rapidez e personalização que pode ser alcançada através do mensageiro trazem uma experiência mais próxima do cliente, aumentando o engajamento e as conversões em vendas.

Com as novas gerações, como a Geração Z, desejando contatos cada vez mais próximos, personalizados e imediatos, se adaptar a uma ferramenta que já traz todas essas possibilidades faz mais sentido ainda. 

A aceleração do consumo à distância, impulsionada pela pandemia, também deixa claro que hábitos de consumo que transponham as barreiras da distância vão se tornar cada vez mais habituais nas rotinas dos clientes - as empresas que não quiserem ficar para trás, terão de se habituar aos novos meios de contato e vendas para manter sua relevância no mercado.


Assuntos relacionados

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo