Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


10 tendências tecnológicas para o seu negócio em 2023, de acordo com a Gartner

O avanço tecnológico traz oportunidades para os negócios que unirem estratégia e sustentabilidade. Veja o que mostram as tendências para 2023:

 10 tendências tecnológicas para o seu negócio em 2023, de acordo com a Gartner

Mulher ao lado de servidores (foto: Christina @ wocintechchat.com/Unsplash)

, Jornalista

7 min

4 nov 2022

Atualizado: 4 jan 2023

Independente do desafio que sua empresa tenha agora, é preciso olhar para o cenário estrategicamente e encarar a tecnologia como fundamental. Além disso, “você precisa saber quando e onde as tendências tecnológicas terão um impacto potencial”, aponta David Groombridge, Analista e Vice-Presidente da Gartner no relatório de tendências da empresa para 2023. 

A Gartner mostra que 94% dos CEOs querem manter ou acelerar a transformação digital impulsionada pela pandemia, analisando quais tecnologias são mais relevantes e que nem todas precisam ser implementadas simultaneamente. 

As principais tendências para 2023

Amazon Salon, salão de beleza tecnológico da Amazon (Foto: divulgação blog Amazon)

O relatório se apoia em 3 frentes para pensar o futuro, todas elas envoltas pela busca de soluções tecnológicas sustentáveis, e espera que as empresas sejam capazes de:

  • Otimizar a resiliência, operações ou confiança;
  • Escalar as soluções verticais e entrega de produtos;
  • Pioneirismo no envolvimento do cliente, respostas aceleradas ou oportunidade.

Metaverso

Até 2027, mais de 40% das grandes organizações em todo o mundo usarão uma combinação de Web3, computação espacial e gêmeos digitais em projetos baseados em metaversos com o objetivo de aumentar a receita.

Além da receita, a tecnologia impacta o futuro do trabalho. Por que? As organizações estão desenvolvendo maneiras de proporcionar melhor engajamento, colaboração e conexão com seus funcionários por meio de espaços de trabalho virtuais e o uso de experiências do metaverso chamadas de intraversos.

Imunidade digital

A Gartner prevê que, até 2025, as instituições que investirem na criação de imunidade digital reduzirão o período de inatividade do sistema em até 80% — e isso se traduz diretamente em maior receita. 

Thumbnail do vídeo

Inteligência artificial adaptável

Os sistemas de Inteligência Artificial Adaptáveis visam treinar continuamente os modelos e a aprender em ambientes de tempo de execução e desenvolvimento com base em novos dados para se adaptar rapidamente às mudanças nas circunstâncias do mundo real que não estavam previstas ou disponíveis durante o desenvolvimento inicial.

Gestão de Confiança, Risco e Segurança de Inteligência Artificial 

Além disso, até 2026, as organizações que operacionalizam a transparência, a confiança e a segurança da IA verão seus modelos de IA alcançarem uma melhoria de 50% nos resultados em termos de adoção, metas de negócios e aceitação do usuário.

Entretanto, muitas organizações não estão bem-preparadas para gerenciar os riscos da Inteligência Artificial. A Gartner indica que 41% das instituições sofreram uma violação de privacidade de Inteligência Artificial ou um incidente de segurança. No entanto, essa mesma pesquisa descobriu que as empresas que gerenciavam ativamente o risco, a privacidade e a segurança da Inteligência Artificial obtiveram melhores resultados nos projetos de Inteligência Artificial.

Plataformas de Nuvem

Até 2027, o Gartner prevê que mais de 50% das organizações usarão plataformas de Nuvem de setor para acelerar suas iniciativas de negócios.

Superapps 

Um superapp combina os recursos de um aplicativo, uma plataforma e um ecossistema em um único software. Ele não apenas possui seu próprio conjunto de funcionalidades, mas também fornece um ambiente ideal para terceiros desenvolverem e publicarem seus próprios miniaplicativos. Até 2027, a Gartner prevê que mais de 50% da população global serão usuários ativos diários de vários superapps.

Agrotech (foto: Getty)


Soluções sem fio

Embora nenhuma tecnologia domine, as empresas usarão um espectro de soluções sem fio para atender a todos os ambientes, desde Wi-Fi no escritório, serviços para dispositivos móveis, serviços de baixo consumo de energia e até conectividade de rádio. A Gartner prevê que até 2025, 60% das organizações usarão cinco ou mais soluções sem fio simultaneamente.

Engenharia de plataforma 

O objetivo da engenharia de plataforma é otimizar a experiência do desenvolvedor e acelerar a entrega de valor ao cliente pelas equipes de produto.

A Gartner prevê que 80% das organizações de engenharia de software estabelecerão equipes de plataforma até 2026 e que 75% delas incluirão portais de autoatendimento para desenvolvedores.

Observabilidade aplicada 

A Observabilidade Aplicada funciona a partir dos dados emitidos por uma organização, usando IA para analisar e fazer recomendações, o que permite que uma empresa tome decisões futuras mais rápidas e precisas. Quando aplicado sistematicamente, pode reduzir a latência de resposta e otimizar as operações de negócios em tempo real.

Tecnologia sustentável

A sustentabilidade influencia todas as tendências tecnológicas estratégicas para 2023. Em uma pesquisa recente da Gartner, os CEOs relataram que as mudanças ambientais e sociais são agora uma das três principais prioridades para os investidores, depois de lucro e receita. Isso significa que os executivos devem investir mais em soluções inovadoras projetadas para atender à demanda ESG visando cumprir as metas.

Por que importa?

No próximo ano, tecnologia vai ser importante, mas olhar para sustentabilidade vai ser fundamental. A partir das 10 tendências mapeadas, sua empresa pode alinhar inovação tecnológica com os objetivos estratégicos futuros, podendo criar oportunidades de crescimento. 


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista focada em empreendedorismo, inovação e tecnologia. É formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Antropologia Cultural pela mesma instituição. Tem passagem pela redação da Gazeta do Povo e atuou em projetos de inovação e educação com clientes como Itaú, Totvs e Sebrae.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo