Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Sucesso ou vale da morte: quais são as tecnologias no pico das expectativas?

Estudo "Hype Cycle for Emerging Technologies 2023", feito pela Gartner, traz uma previsão das tecnologias emergentes para os próximos anos. Confira!

Sucesso ou vale da morte: quais são as tecnologias no pico das expectativas?

Pessoa trabalhando em home office com programação (Foto: SrdjanPav via Getty Images)

, jornalista

4 min

17 ago 2023

Atualizado: 17 ago 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Gartner divulgou o estudo “Hype Cycle for Emerging Technologies 2023” em que traz uma previsão das tecnologias emergentes para os próximos anos. 
 

A expectativa é que a Generative AI alcance platô de maturidade entre 2 e 5 anos. 

Cristiano Kruel, sócio e chefe de inovação da StartSe, traz uma pensata interessante sobre o relatório: “o gráfico é legal porque sugere que algumas tecnologias atingem o pico de expectativas, mas depois precisam passar pelo ‘vale da desilusão’ para alcançarem o ‘seu momento iluminado’.”

Quanto a GenAI, o fato de estar no ‘pico da expectativa’ não significa que ela vai perder valor. Significa que está ‘hypada’, como acontece com todas. A diferença é que umas demoram mais tempo para cair ou sair do vale da morte”, completa o executivo.


25 tecnologias emergentes para os próximos anos

As tecnologias emergentes se enquadram em quatro temas:

IA emergente: a popularidade de muitas novas técnicas de IA terá um impacto profundo nos negócios e na sociedade.

Developer experience (DevX): os desenvolvedores devem ter boas interações gerais ao criar software e serviços para que as iniciativas digitais sejam bem-sucedidas.

Nuvem generalizada: a computação em nuvem impulsionará a inovação nos negócios à medida que se torna mais distribuída e focada em setores verticais.

Segurança e privacidade centradas no ser humano: as organizações se tornarão mais resilientes usando técnicas de segurança e privacidade que criam uma cultura de confiança mútua e conscientização dos riscos compartilhados entre as equipes.

Veja agora o gráfico completo:

(Imagem: Gartner)

Por que importa?

O gráfico serve como um norte para que empresas considerem como parte de uma onda em que deve ser surfada para não ficar para trás. Assim, as empresas ganham uma vantagem competitiva. 

“O AI Hype Cycle tem muitas inovações que merecem atenção especial dentro do período de dois a cinco anos para a adoção generalizada que inclui IA generativa e inteligência de decisão”, diz o analista diretor do Gartner, Afraz Jaffri. 

“A adoção antecipada dessas inovações levará a uma vantagem competitiva significativa e aliviará os problemas associados à utilização de modelos de IA nos processos de negócios", completa.

LEITURA RECOMENDADA

O interessante: você pode estar um passo à frente e entender mais sobre Inteligência Artificial Generativa. Saiba mais aqui! 

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra é head de conteúdo na StartSe, especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!