Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Conheça o piso tech que converte passos em energia elétrica

Pesquisadores descobriram como gerar energia por meio do piso de madeira. Saiba como funciona e por que a inovação pode criar oportunidade de negócio.

Conheça o piso tech que converte passos em energia elétrica

, jornalista

3 min

14 set 2021

Atualizado: 8 ago 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Por Sabrina Bezerra

Imagine um piso de madeira capaz de converter passos em energia elétrica? Pode parecer surreal demais, eu sei. Mas cientistas suíços desenvolveram uma tecnologia capaz de gerar eletricidade desta forma.

O estudo foi publicado na revista científica Matter no início deste mês e seria uma alternativa de gerar energia de forma mais sustentável.

COMO FUNCIONA?

A madeira é incapaz de gerar energia sozinha. Então, os pesquisadores colocaram entre o piso de madeira um material de silício e nanocristais para gerar a eletricidade (veja imagem abaixo). Deu certo.

Isso porque, de um lado o silício atrai elétrons; do outro os nanocristais são fáceis de perder elétrons. Quando revestidos na madeira são capazes de gerar energia a cada pisada graças ao efeito triboelétrico.

Os testes foram feitos em alguns tipos de madeira, como: abeto, balsa e teixo. A primeira mostrou o resultado mais promissor: 80 vezes mais eficiente, capaz de alimentar lâmpadas LED e pequenos componentes eletrônicos.

No entanto, ainda não é possível estimar quanta energia seria gerada em um ambiente como o escritório, por exemplo, pois o estudo está em fase inicial. Os pesquisadores também disseram que trata-se de um protótipo e que para fabricar ainda precisaria de aprimoramento da tecnologia.

Piso converte passos em energia elétrica (Foto: divulgação revista Matter)

POR QUE IMPORTA?

Trata-se de uma alternativa mais sustentável de geração de energia elétrica. Isso é fato. Mas quando o assunto é construtech — startups que oferecem soluções para os setores de construção civil (dentro e fora do canteiro de obras) — a tecnologia pode criar oportunidade de negócio.

Afinal, cada vez mais empresas buscam se enquadrar nos pilares da agenda ESG (Environmental, Social and Governance). E o piso de madeira capaz de gerar energia por meio de passos pode chamar a atenção da clientela. Não apenas de edifícios residenciais, mas também comerciais.

Imagine os coworkings e os escritórios das firmas no pós-pandemia que terão passos para todos os lados. Cada pisada, uma geração de energia. Poderá ser uma boa opção amiga do meio ambiente para essas companhias.

Quer saber mais sobre as inovações do mercado de construtech e proptech que estão nascendo AGORA? Inscreva-se no Festival SVWC 2021 para participar de 8 dias de palestras, histórias de sucesso e debates sobre as mais atuais tendências da tecnologia. Tudo grátis e online. Clique aqui e garanta a sua vaga.

Banner SVWC Construtech & Proptech Day

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra é jornalista especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!