Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

A Indústria 4.0 e as startups no Brasil

Beny Fard, CEO da maior aceleradora de empresas do setor no Brasil fala sobre as perspectivas do mercado.

A Indústria 4.0 e as startups no Brasil

Homem montando computador em fábrica (foto: JESHOOTS.COM/Unsplash)

, Palestrante e Mentor de Vendas B2B

5 min

1 dez 2021

Atualizado: 8 ago 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Beny Fard, CEO da Spin, maior aceleradora de startups com foco em indústria 4.0 do Brasil é o entrevistado da coluna desta semana. Ele responde e comenta sobre os desafios para a consolidação da indústria 4.0 no país.

Para você, quais são os principais desafios para uma empresa que deseja se adequar a Indústria 4.0 no Brasil?

Na minha opinião os maiores desafios das indústrias para fazerem de fato parte do universo da Indústria 4.0 são suas dúvidas em escolhas estratégicas, daquilo que se deve priorizar e porque priorizar, sob a ótica de agregação de valor ao longo da sua cadeia de valor. Não acredito que seja falta de tecnologias disponíveis em mercado, ou mesmo recursos financeiros.

Existe algum setor no Brasil que está mais adiantado na Indústria 4.0?

Acredito que o setor automotivo, por seu DNA muito dinâmico naturalmente seja um dos setores líderes na adoção dessas tecnologias, mas observo também interessante movimento no setor de alimentos e bebidas, no setor eletro-metalmecânico, dentre outros.

Beny Fard, CEO da Spin (foto: arquivo pessoal)

Faltam políticas públicas para a indústria 4.0?

Num país complexo como o Brasil, toda e qualquer desburocratização e um menor peso de estado, por si só, já seria um fantástico fomento a todos aqueles que tomam risco para empreender a fim de gerar emprego, renda e riqueza.

Quais as competências que o novo profissional da indústria 4.0 precisa ter para se manter atualizado e continuar com o seu nível de empregabilidade elevado?

Entendo que competências digitais, como a compreensão da dimensão e impacto dos dados na nova economia, a capacidade de enxergar toda a cadeia de valor para decidir onde fazer ajustes e aplicar alavancas de produtividade, bem como competências interpessoal. Num mundo cada vez mais digital, a humanização das relações profissionais gera muito engajamento.

Como você acredita que a Spin pode contribuir com esse novo cenário tecnológico da indústria 4.0 no país?

Certamente! Desde 2017 quando iniciamos nossas atividades nosso propósito sempre foi o de apoiar a simbiose Startup+Indústria, por entender a importância de sua relação sinérgica capaz de transformar nossa economia, e elevar nosso grau de competitividade industrial e tecnológica em nível global. Nesses quatro anos, aceleramos mais de 80 startups, apoiamos a transformação digital de mais de 50 indústrias, assessorados dezenas de investidores anjo e impactamos positivamente dezenas de milhares de profissionais e entusiastas através de nossos eventos presenciais e digitais. Nós acreditamos na capacidade da Indústria brasileira, bem como na competência das startups industriais para criar esse ambiente de produtividade dinâmico e robusto.

Banner newsletter StartSe

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Executivo e autor de 2 e-books sobre indústria 4.0: "Como a indústria 4.0 tem revolucionado o século XXI" e "Como desmistificar a indústria 4.0 e aplicá-la ao seu negócio".

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!