Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Como essa startup desenvolveu bebida que elimina a ressaca

A GABA Labs desenvolveu uma bebida capaz de proporcionar as sensações agradáveis do inebriamento etílico, sem os efeitos colaterais mais perigosos e inconvenientes do álcool.

Como essa startup desenvolveu bebida que elimina a ressaca

Essa startup descobriu como ter as sensações de descontração da bebida – sem álcool e sem ressaca. (Foto: Unsplash).

, Head de Conteúdo na Captable

5 min

28 ago 2023

Atualizado: 28 ago 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Uma startup londrina parece ter encontrado a receita para todo mundo que adora a descontração do álcool e, no dia seguinte, se arrepende de ter bebido. O famoso: “nunca mais bebo tanto”.

Encontrar o equilíbrio entre alcançar os efeitos de descontração proporcionados pelo álcool e perder os limites é uma tarefa que desafia os seres humanos há séculos.

Com a nova bebida desenvolvida pela startup inglesa GABA Labs, parece que esse problema ficará no passado. Tudo começou quando o fundador desistiu de encontrar um remédio que curasse o alcoolismo – que desligasse os sistemas cerebrais responsáveis por desencadear um vício.

Em lugar de resolver o problema depois de estabelecido, passou a pesquisar uma maneira de cortar o mal pela raiz – mesmo. 

A bebida

Fundada em 2016, em Londres, a GABA Labs nasceu da pareceria entre o engenheiro David Orren e o médico David Nutt, um dos grandes nomes da neuropsicofarmacologia mundial.

A startup acaba de lançar a Sentia, uma bebida capaz de proporcionar as sensações agradáveis do inebriamento etílico, sem os efeitos colaterais mais perigosos e inconvenientes do álcool.

A proposta e a receita secreta

O objetivo é tornar a Sentia uma alternativa funcional, focada no bem-estar e deixar para trás opções alcoólicas com sérios efeitos colaterais. A bebida é vendida por 30 libras em uma garrafa de 500ml – há duas versões: a ‘black’ para hora do almoço, durante o expediente. E a ‘red’ para finais de semana, em momentos de relaxamento.

Para chegar à formulação atual, dois anos de pesquisas e US$ 9 milhões em investimentos foram necessários. As duas versões contém uma mistura de cerca de 12 ingredientes botânicos: magnólia, sálvia, casca de laranja, anis estrelado, ginseng, cardamomo preto, absinto, tomilho, canela, entre outros. As proporções da receita são um segredo.

Fato é que a mistura é capaz de ativar mecanismos cerebrais semelhantes aos ativados por alguns shots de tequila, algumas latas de cerveja ou duas a três taças de espumante. A Sentia age no neurotransmissor Gaba – uma substância produzida naturalmente pelo organismo, responsável pelo relaxamento.

Algumas doses de Sentia depois, há uma leve sensação de embriaguez, sem o risco de perder o controle, sem os efeitos colaterais danosos do álcool e sem ressaca – pelo menos a ocasionada pelos componentes químicos, a moral ainda é sua responsabilidade. 

Por que importa?

A inovação da startup pode resolver um dos maiores dilemas da sociedade – incluindo um problema de saúde pública – beber sem ter ressaca. Os efeitos danosos do álcool também podem ser eliminados de uma rotina que sobrecarrega os sistemas de saúde em diversos países.

Essa é mais uma prova de quão longe a inovação das startups pode levar a sociedade – e o potencial das ideias não óbvias que ainda podem gerar muito lucro aos investidores que embarcarem no início da jornada.

Na Captable, qualquer um pode investir com os diferentes tipos de veículos de investimento e potencializar as chances de ver a startup investida crescer. A validação dada pelos players externos também reforça a imagem dos deals frente ao mercado e alarga a avenida de captação disponível para empreendedores com o sonho de construir um grande negócio. Conheça as oportunidades disponíveis e cadastre-se.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Victor Marques é Head de Conteúdo na Captable, maior hub de investimentos em startups do Brasil, que conecta seus mais de 7000 investidores a empreendedores com negócios inovadores. Escreve há mais de dois anos sobre inovação. Formado em Letras e Mestre em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!