Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Sólides cria cargo de diretor de Inteligência Artificial

Sólides cria cargo de diretor de Inteligência Artificial

Sólides cria cargo de diretor de Inteligência Artificial

, conteúdo exclusivo

4 min

26 ago 2024

Atualizado: 26 ago 2024

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

A HRtech Sólides informou em comunicado que o ex-diretor de Tecnologia da empresa, Wladmir Brandão, passará a ocupar o cargo de diretor de Inteligência Artificial. Como Chief Artificial Intelligence Officer (CAIO), o executivo será responsável por desenvolver e implementar a estratégia de IA da pataforma de RH, visando aprimorar a inovação em seus produtos e soluções com o suporte de equipes especializadas.

“A criação de um cargo C-Level específico para IA foi uma maneira de nos posicionarmos estrategicamente à sua crescente importância no mundo dos negócios, principalmente no setor das HR Techs. À medida que a tecnologia se torna uma parte central das operações e estratégias empresariais, a necessidade de um líder dedicado exclusivamente a essa área se tornou evidente, por isso decidimos abrir esta nova frente”, diz Mônica Hauck, CEO e cofundadora da Sólides, em nota.

Wladmir Brandão integrou na equipe da Sólides como diretor de Tecnologia desde sua chegada à empresa em fevereiro de 2021. Com sua nova função como diretor de Inteligência Artificial, a área de Tecnologia passará a ser responsabilidade de Ricardo Kremer, que assume o cargo de diretor de Produtos e Tecnologia (Chief Product and Technology Officer - CPTO).

"Como novo Chief AI Officer da Sólides, minha missão é liderar a transformação da empresa em uma organização centrada e orientada por dados, que entregue inovação baseada em inteligência artificial para nossos clientes e parceiros. Nosso objetivo é democratizar o acesso à tecnologia, especialmente para pequenas e médias empresas brasileiras, ajudando-as a se tornarem mais competitivas", diz Wladmir em nota.

O executivo complementa que haverá desafios tanto técnicos quanto educacionais, "ao mesmo tempo em que garantimos a preparação da empresa para lidar com questões éticas e regulatórias, promovendo uma cultura de responsabilidade e transparência". Segundo o novo diretor de IA, também será crucial atrair, desenvolver e reter talentos, "preparando as equipes para um ambiente dinâmico e exigente, onde a inovação constante é fundamental para o sucesso".

Além de seu cargo na Sólides, Wladmir é professor adjunto e pesquisador permanente no Departamento de Ciência da Computação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), onde também coordena o grupo de pesquisa IRIS (Sistemas Inteligentes para Tratamento de Informação) no Programa de Pós-graduação em Informática. Ele é bacharel em Ciências da Computação pela PUC-Minas, possui Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Pós-Doutorado pela Universidade do Chile, e é especialista em Gestão Estratégica pela UFMG e em Gestão de Empresas pelo Senac Minas.

A Sólides é uma empresa de tecnologia especializada em gestão de pessoas para pequenas e médias empresas (PMEs). Oferece soluções que auxiliam na atração, desenvolvimento e retenção de talentos, reduzindo a rotatividade e melhorando a competitividade dos negócios. Em 2022, a Sólides recebeu um aporte de R$ 530 milhões, liderado pelo fundo Warburg Pincus. No mesmo ano, a empresa expandiu suas operações com a aquisição do Tangerino, uma solução completa para automação de processos de Departamento Pessoal. Em 2024, a Sólides adquiriu a Folha de Pagamento Digital, solidificando-se como uma plataforma única para PMEs.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

O mais conceituado portal sobre startups do Brasil. Veja mais em www.startups.com.br.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!