Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Se cuida, WhatsApp - Fintech já oferece transferência de dinheiro pelo Telegram

Entenda como o Zro Bank disponibiliza transferências em real e bitcoin desde setembro de 2020

Se cuida, WhatsApp - Fintech já oferece transferência de dinheiro pelo Telegram

, jornalista da StartSe

4 min

1 abr 2021

Atualizado: 23 jan 2023

Por Tainá Freitas

Nesta terça-feira (30), o Banco Central permitiu que o WhatsApp comece a realizar transações financeiras dentro do aplicativo. Mas você sabia que isso já é possível há algum tempo nos chats concorrentes?

Desde setembro de 2020, a fintech Zro Bank viabiliza a transferência de valores (seja em real ou bitcoin) dentro do chat do Telegram, um dos principais concorrentes do WhatsApp. Através de uma API, interface de programação que permite a transmissão de dados com segurança (sim, a mesma tecnologia utilizada no Open Banking), os usuários podem utilizar o chat do Telegram dentro do app da Zro Bank e realizar transferências.

É necessário, contudo, que os dois lados envolvidos na transação tenham uma conta na Zro Bank, que oferece o serviço de forma 100% gratuita. Por enquanto, é possível transferir valores em real e Bitcoin, mas em breve a expectativa é de aceitar outras moedas, como o dólar e o euro.

TELEGRAM VS. WHATSAPP VS. WECHAT

Enquanto o WhatsApp se destaca pela sua grande adoção -- em fevereiro de 2020, o app atingiu o marco de 2 bilhões de usuários --, o Telegram é conhecido pelas diversas funcionalidades.

O concorrente possui uma série de ferramentas que não estão disponíveis no WhatsApp, como a possibilidade de formar grupos com milhares de pessoas, bots nativos, possibilidade de editar mensagens e análise de dados.

“Embora o Telegram seja mais aberto e completo do que o WhatsApp, vivemos em um universo em que ‘o vencedor leva tudo’, pois o aplicativo do Facebook chegou primeiro no Brasil e dominou o território”, conta Cazou Vilela, chefe de marketing da Zro Bank.

É por isso que, devido ao número de usuários expressivo do WhatsApp no país, a expectativa é de uma grande adesão ao novo serviço, embora ainda não haja uma data de lançamento. “É um caminho irreversível que o Facebook está tentando trilhar desde o ano passado”, afirma o CMO. O WhatsApp havia anunciado o lançamento da funcionalidade em junho de 2020, mas teve que recuar pois a medida não havia sido aprovada pelo Banco Central.

O maior exemplo de aplicativo de chat que permite a realização de pagamentos é o WeChat, na China, que é adotado em massa no país e utilizado em pagamentos de compras online e offline (através de transferências e QR Code).

UMA NOVA MODALIDADE: O CHATBANK

O Zro descreve os aplicativos de conversação que possuem funcionalidade de pagamentos como “chatbank” e se reconhece como o primeiro do setor na América Latina. A companhia foi criada para dar mais liberdade às pessoas em suas próprias transações -- até por isso, permite transferências com diversas moedas.

O banco, que faz parte do grupo da corretora B&T, também disponibiliza os serviços mais comuns, como cartões de débito (que também possui a função crédito para compras online, mas que é debitada na hora), boletos, entre outros.

O fato de ter uma corretora dentro do grupo facilita que transações sejam realizadas em outras moedas, incluindo a possibilidade de comprar e vender Bitcoins nativamente, dentro do Zro Bank.

A empresa oferece, ainda, cashback em Bitcoin. A monetização da fintech acontece no spread bancário, diferença que há na compra e venda de um título ou em cada transação realizada pelos clientes. Desde setembro de 2020, a Zro Bank acumula mais de 150 mil downloads de seu app.


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Apresenta o podcast Agora em 10 na StartSe e também atua na área de Comunidades na empresa. É especialista em inovação, tecnologia e negócios.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo