Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Quem são os CTOs por trás das startups de sucesso?

Diretor de tecnologia, ou CTO, tem uma função bastante estratégica no mundo das startups; entenda mais

Quem são os CTOs por trás das startups de sucesso?

Três pessoas vendo uma tela digital (Fonte: Getty Images)

Conteúdo exclusivo Startups 

A tecnologia está no coração dessas empresas, que buscam criar produtos ou serviços inovadores com um modelo de crescimento rápido e escalável. 

Portanto, as habilidades dos CTOs vão além do domínio técnico. “Seu papel é coordenar e motivar pessoas para, por meio da tecnologia, pavimentar o caminho da companhia até seus objetivos de forma sustentável”, afirma Caio Dottori, diretor de tecnologia do banco digital Stark Bank. Segundo o executivo, um bom CTO deve guiar não só a qualidade, agilidade e robustez do produto, mas também o posicionamento da área, seus valores e como ela se relaciona com as demais divisões da empresa.

“Por isso, o profissional precisa ser capaz de ouvir e gerenciar as constantes demandas e ser resiliente e estratégico para lidar com pressões, crises e desvios de rota. CTOs capacitados contribuem para a criação de um ecossistema saudável e confiável nas diversas aplicações tecnológicas”, considera Caio.

Claudia Farias, diretora de tecnologia da SafeSpace, tem como prioridade a segurança – tanto das pessoas do time quanto das soluções que eles costroem. “Em um mercado que muda e cresce na velocidade da luz, isso é um grande desafio. Mas acredito fielmente que se você quer construir um produto seguro e de sucesso, precisa construir uma cultura em que as pessoas desenvolvedoras possam trabalhar com segurança”, pontua.

O Startups selecionou 10 executivos à frente das áreas de tecnologia de algumas das principais startups do mercado. Veja, a seguir:

André Penha, QuintoAndar

André Penha, diretor de tecnologia do QuintoAndar (Foto: Divulgação)

André Penha tem um pé na tecnologia e outro no empreendedorismo. E nada melhor do que juntar as duas aptidões para criar uma das maiores startups do mercado brasileiro. O mineiro de Divinópolis é cofundador do QuintoAndar e atua como líder da área de tecnologia desde 2012, quando criou a empresa.

Desde a adolescência, gostava de mexer com eletrônica e programar computadores – um interesse que o levou ao curso de Engenharia da Computação da Universidade de Campinas (Unicamp). Alguns anos depois, André fundou a OverPlay, um estúdio de desenvolvimento de jogos, e foi diretor da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames), de 2005 a 2010.

Fundou a Tectoy Digital, outro estudo de games e atuou no time da Sony Computer Entertainment America. Em 2010, André inicou o MBA na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Por sinal, foi lá que ele conheceu Gabriel Braga, com quem fundou o QuintoAndar.

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/andrepenha/ 

Caio Dottori, Stark Bank

Caio Dottori, diretor de tecnologia do Stark Bank (Foto: Divulgação)

Carioca formado em Engenharia Aeroespacial no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Caio Dottori construiu sua carreira em tecnologia aplicada a investimentos e banking no mercado financeiro. O executivo trabalhou no BTG Pactual, responsável pelo desenvolvimento de plataforma e estratégias proprietárias de AlgoTrading.

Desde 2019, ele trabalha no Stark Bank, neobank voltado ao atendimento a grandes empresas. Primeiro como desenvolvedor, hoje como diretor de tecnologia, colaborando com a construção estratégica e definição de diversos sistemas críticos para a companhia.

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/caio-dottori-783647a4/ 

Celso Kleber de Souza, Conta Black

Celso Kleber de Souza, diretor de tecnologia da Conta Black (Foto: LinkedIn)

Com mais de 29 anos de experiência na área de TI, Celso Kleber de Souza é hoje CTO da Conta Black, comunidade financeira que atraves de uma conta digital se propõe a democratizar o acesso à serviços bancários para todas as pessoas. Ele também é diretor de tecnologia na Qintess, empresa brasileira de tecnologia da informação.

Apaixonado por pessoas e inovação, o executivo tem passagens pela Stefanini Brasil, onde trabalhou por mais de 7 anos como analista de sistemas, coordenador de produtos e gerente de vendas e operações, e o Itaú Unibanco, como analista de sistemas.

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/celso-kleber-de-souza-67887721/?originalSubdomain=br 

Claudia Farias, SafeSpace

Claudia Farias, diretora de tecnologia da SafeSpace (Foto: Divulgação)

Claudia Farias é CTO da SafeSpace, plataforma criada para facilitar relatos de denúncia e má conduta nas empresas, como assédio, discriminação, corrupção e fraude. Mais que diretora de tecnologia, ela também é cofundadora, ao lado de Rafaela Frankenthal, Natalie Zarzur e Giovanna Sasso.

A executiva foi engenheira de software no C6 Bank, além de trabalhar na HRTech Umanni, na butique de desenvolvimento de software Codeminer e na startup Quero Educação, entre outras empresas. Claudia é graduada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte e em Defesa Cibernética pela FIAP

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/fariasclaudia/?originalSubdomain=br 

Fernanda Weiden, VTEX

Fernanda Weiden, diretor ade tecnologia da VTEX (Foto: LinkedIn)

Nascida em Porto Alegre, Fernanda Weiden tem em seu portfólio passagens por empresas globais como IBM, onde foi especialista em Linux, e Google, como gerente de engenharia de confiabilidade de sites. De 2012 a 2019, atuou no Facebook, assumindo funções de gerente e diretora da área de Engenharia de Produção.

No mundo das startups brasileiras, a executiva foi conselheira e vice-presidente de engenharia na unico, de identidade digital. Fernanda ganhou uma cadeira como membro do conselho na idtech em agosto de 2021, na mesma época em que a empresa virou unicórnio. Além disso, foi advisor no Joro, app com soluções de ações climáticas, e até hoje apoia a Theia, startup que oferece atendimento de saúde humanizado para mulheres.

Autoproclamada solucionadora de problemas, Fernanda fez um MBA na Imperial College London, no Reino Unido, e entrou para o time da VTEX em 2020, primeiro como conselheira. Menos de 2 anos depois, assumiu o posto de diretora de tecnologia, em janeiro de 2022. Como CTO, passou a liderar as áreas de engenharia, produto e design.

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/nandaweiden/?original_referer=https%3A%2F%2Fwww%2Egoogle%2Ecom%2F&originalSubdomain=uk

Flávio Stecca, iFood

Flávio Stecca, diretor de tecnologia do iFood (Foto: LinkedIn)

Flávio Stecca entrou no iFood em 2018, mas já tinha um relacionamento com a companhia há mais tempo. Isso porque desde 2004 ele atuava na Movile, que investiu US$ 2,5 milhões na plataforma de delivery em 2013, e continuou sendo acionista do app até assumir o controle total em agosto de 2022.

No Grupo Movile, o executivo atuou como desenvolvedor, gerente de tecnologia e CTO. Também entrou para o time do aplicativo infantil de aprendizado PlayKids, como presidente e membro do conselho. A Movile vendeu a PlayKids para a britânica Sandbox & Co no início deste ano.

Formado em Ciências da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC) com especializações na Harvard Business School, no Instituto de Tecnologia de Massachusetts e na Universidade de Stanford, Flávio também é membro do conselho da Tmov, logtech que oferece soluções digitais para o transporte rodoviário de cargas, desde 2021.

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/flaviostecca/?originalSubdomain=br 

Guilherme Lane, Flash

Guilherme Lane, diretor de tecnologia da Flash Benefícios (Foto: Divulgação)

Em 2018, Guilherme Lane fundou a HRtech Flash Benefícios junto com Ricardo Salem e Pedro Lane, e atua como CTO da startup desde então. Ele foi diretor de operações na RM, empresa de publicidade de jogos, aplicativos e sites em dispositivos móveis, e general manager na Best, Cool & Fun Games, desenvolvedora de jogos para celular.

Como empreendedor, ele fundou a Up Top Games em 2011, que desenvolveu mais de 10 jogos mobile que juntos geraram mais de 2 milhões de downloads. O executivo é formado pela Fundação Getulio Vargas e Université catholique de Louvain, na Bélgica.

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/guilhermelane/ 

Juliano Pereira, Proz

Juliano Pereira, diretor de tecnologia da Proz (Foto: LinkedIn)

Desde 2020, Juliano Pereira é CTO da Proz, startup que oferece cursos técnicos e profissionalizantes. O executivo tem passagens pela Digital House Brasil, como diretor executivo de operações, e na Cogna Educação, onde atuou como vice-presidente de engenharia de software. Além disso, trabalhou na Somos Educação em diversas funções, entre elas diretor de TI e corporate development.

Antes de entrar na área da educação, Juliano passou pela consultoria norte-americana McKinsey & Company, além do Itaú BBA. Ele é formado pela Universidade de São Paulo (USP), com MBA pelo MIT Sloan School of Management, uma das faculdades do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos.

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/juliano-pereira-mit-tech/ 

Tatiana Ottenio da Costa, Liv Up

Tatiana Ottenio da Costa, diretora de tecnologia da Liv Up (Foto: LinkedIn)

À frente da área de tecnologia da Liv Up está Tatiana Ottenio da Costa, que assumiu a posição em maio de 2022. Sua relação com a foodtech de alimentação saudável começou em 2019, quando foi escolhida como head de agilidade e qualidade. Desde então, passou por funções como gerente senior, head de engenharia de software e diretora de engenharia de software.

Como CTO da Liv Up, ela lidera as áreas de produto, design, dados e engenharia da empresa. Tatiana foi uma das responsáveis por criar o programa Mães na Tecnologia, lançado em meados de 2021 pela foodtech com o objetivo de gerar oportunidades para mães em engenharia de software, com jornada de trabalho reduzida e mantendo benefícios completos. Antes da Liv Up, a executiva atuou em empresas como Get Ninjas, Santander e Walmart Brasil. 

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/tati-ottenio/ 

Turah Xavier, Gupy

Turah Xavier, diretora de tecnologia da Gupy (Foto: Divulgação)

Turah Xavier é a primeira CTO mulher da Gupy, HRTech de recrutamento, seleção e admissão de talentos. Ela assumiu a posição em setembro de 2022, focada em fortalecer e escalar a área de engenharia, formada por mais de 170 pessoas. O objetivo é levar a equipe a um novo patamar de produtividade e eficiência, possibilitando a evolução dos produtos da Gupy, e consolidar a startup como uma empresa de tecnologia referência no país. 

Formada em Engenharia da Computação com MBA em Gestão de Projetos, Turah possui mais de 14 anos de experiência em tecnologia e passou por empresas como ThoughtWorks e grupo Siemens. Ela é investidora-anjo e mentora de tecnologia da fintech Dinerama, além de tech advisor na Sanar, onde foi vice-presidente de tecnologia durante 2 anos.



Assuntos relacionados

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo