Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Xiaomi vende menos celulares para virar marca de carros elétricos? Entenda!

A fabricante de celulares tem investido em outras frentes de negócios para aumentar a fonte de receita. Saiba quais e o que você pode aprender com isso!

Xiaomi vende menos celulares para virar marca de carros elétricos? Entenda!

Xiaomi (Foto: Jeremy Moeller / Colaborador via Getty Images)

, jornalista

6 min

28 nov 2022

Atualizado: 4 jan 2023

Saiu o balanço. A Xiaomi se manteve como a terceira maior fabricante de smartphones da América Latina. Apesar disso, apresentou queda na receita, no lucro e na venda de celulares. Porém, o resultado abaixo não significa necessariamente algo ruim para a empresa. 

Isso porque, a Xiaomi tem investido mais em outras frentes de negócios, como por exemplo, o seu projeto de carros elétricos. Foram investidos cerca de 829 milhões de iuanes somente nesta frente.

A estratégia em injetar milhões de dólares no projeto de carro elétrico ― mesmo sabendo que poderia impactar na receita ― faz sentido porque a empresa está olhando no médio e longo prazo.

Afinal, diversos movimentos governamentais e de mercado já deram a deixa: a partir de 2030 será permitida a venda apenas de veículos elétricos. 

Percebeu? A empresa não se importa em perder um pedaço de dinheiro agora porque seus esforços estão em recuperar (e muito mais) no futuro próximo, já que o carro elétrico da Xiaomi deve ser lançado em 2024  ― período que os carros elétricos prometem movimentar o mercado.

Foto: Xiaomi


ALÉM DOS CARROS ELÉTRICOS…

Além disso, como era de se esperar, entre as causas do resultado negativo está o cenário macroeconômico, mas não apenas.

A empresa de tecnologia tem investido pesado em P&D (projeto de pesquisa e desenvolvimento). Foram gastos cerca de 4,1 bilhões de iuanes, trata-se de um aumento de 25% comparado com o ano passado.

Investimento em P&D

Não à toa. P&D é uma área estratégica nas empresas (não apenas nas de tecnologia, como em todas) porque é a alavanca para a criação de novos produtos e serviços inovadores que tenham potencial de trazer receita para o negócio. Mais lucro.

Já os eletrodomésticos da Xiaomi  (incluindo condicionadores de ar, geladeiras e máquinas de lavar) foram os que trouxeram receita positiva no balanço. 

Internet das Coisas

“Manteve um forte impulso de crescimento com receita crescendo mais de 70% ano a ano, atingindo recorde”, diz a empresa.

Essa frente de casa inteligente está ganhando espaço em todo o mundo. Em busca de otimização de tempo, as pessoas estão investindo mais em produtos IoT (internet das coisas). 

Para você ter uma noção, a engenharia de IoT deve movimentar US$ 117,6 bilhões até 2027, segundo o Global Internet of Things (IoT) Engineering Services Industry.

POR QUE IMPORTA?

Apesar do cenário macroeconômico pessimista, a Xiaomi segue a lógica de uma Organização Infinita: para não ficar para trás, abre mão de injetar todo o dinheiro em um dos seus carros-chefe (smartphone, por exemplo) e investe em outras frentes que, no médio e longo prazo têm potencial de crescimento. Ou seja, perde agora para possivelmente ganhar muito mais depois. E você, quais outros mercados está de olho para marcar território?

Leitura recomendada

Temas como carro elétrico e IoT já estão causando impacto em MILHÕES DE NEGÓCIOS no mundo inteiro. Mas as empresas mais preparadas, conseguem transformar tudo isso em VANTAGEM COMPETITIVA, porque se prepararam antes. Se você quiser saber como elas fizeram isso – e já ficar na frente do seu mercado quando outro CISNE NEGRO aparecer, VEJA AQUI COMO SE PREPARAR.

Banner XBA setembro 2022


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista especializada em carreira, empreendedorismo e inovação. Formada em jornalismo pela FMU e pós-graduada em marketing pelo Senac, atua na área de negócios há quatro anos. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo

Mapa do site

Sobre Nós

CaptableDigitaliza.aiMorseSnaqStartSe UniversityStartups

Eventos

A StartSe é a plataforma de conhecimento do AGORA. Nossa missão é educar, informar e transformar lideranças e empresas do Brasil através do acesso às experiências mais bem sucedidas de negócios dos principais polos de inovação do mundo.

BAIXE O APP STARTSE!

Google Play BadgeApp Store Badge
Baixe o App Startse!

Cadastre-se e receba diariamente o resumo do que importa AGORA com a análise do time StartSe!


SIGA A STARTSE NAS REDES!

Fale Conosco

Horário de atendimento:
De segunda a sexta, das 10h às 18h

Atendimento exclusivo telefônico

+55 (11) 5039-5602


Atendimento exclusivo WhatsApp
Compras:

+55 (11) 97558-6880


Alunos e Ex-alunos:

+55 (11) 97244-8378

E-mails:
atendimento@startse.com
comercial@startse.com
dpo@startse.com

É um veículo de comunicação e quer receber nossos releases ou agendar uma entrevista conosco?
assessoria@startse.com

STARTSE TURISMO DE NEGOCIOS LTDA CPNJ: 32.291.526/0001-64 | STARTSE INFORMACOES E SISTEMAS S/A CNPJ: 24.554.736/0002-50

Política de Privacidade e Termos
Política Geral de Cancelamento e Remarcação

Todos os direitos reservados © startse.com
São Paulo, Brasil | Palo Alto, EUA | Shanghai, China