Sobre Nós
Para Você
Para Empresas
Conteúdos

NOVO

Eventos
Comunidades
Tools
Parcerias

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Comunidades

Amplie seu networking, encontre parceiros de negócios e discuta as maiores tendências e inovações com a alta liderança do mercado


Por que o Presidente do Zoom é demitido 10 meses após assumir o cargo

Greg Tomb deixa a empresa um mês após o Zoom cortar 15% da sua força de trabalho. Entenda!

Por que o Presidente do Zoom é demitido 10 meses após assumir o cargo

Zoom (Foto: Unsplash)

, conteúdo exclusivo

NaN min

6 mar 2023

Atualizado: 19 mai 2023

Greg Tomb assumiu a presidência do Zoom em junho de 2022, após passar pouco mais de um ano como vice-presidente de vendas, Google Workspace, Security e Geo Enterprise do Google. Nem bem ele chegou na nova empresa, e já está de saída: o executivo foi demitido nesta sexta-feira (3), informou o Zoom em comunicado.

A decisão já entrou em vigor, e Greg receberá benefícios de indenização mediante “rescisão sem justa causa”. De acordo com o Business Insider, em junho, quando o executivo foi contratado, a companhia disse em documento da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) que ele receberia um salário-base anual de US$ 400.000, com uma meta de bônus anual de 8%. A contratação incluiu uma concessão de ações de US$ 45 milhões, a serem adquiridas ao longo de 4 anos.

O Zoom está entre as empresas de tecnologia que fizeram grandes cortes de custo e pessoal nos últimos meses. Em fevereiro, a empresa demitiu 15% de sua força de trabalho, cerca de 1.300 pessoas. O CEO Eric S. Yuan assumiu que a empresa não dedicou tempo suficiente para analisar minuciosamente as equipes e avaliar se estava crescendo de forma sustentável.

Yuan, inclusive, revelou que iria reduzir seu salário em 98% e renunciar seus bônus corporativos de 2023. Outras lideranças também tiveram seus salários reduzidos em 20% e também abriram mão do bônus. Por hora, a companhia não buscará um substituto para a posição de Greg Tomb.

O Zoom cresceu de forma acelerada para dar conta da demanda astronômica que veio durante a pandemia. O time chegou a triplicar de tamanho em 24 meses, mas quando passou o boom das video-chamadas a empresa não conseguiu manter o crescimento. “Trabalhamos incansavelmente e tornamos o Zoom melhor para nossos clientes e usuários. Mas também cometemos erros”, escreveu Yuan em um post no blog da companhia.

“A incerteza da economia global e seus efeitos sobre nossos clientes significam que precisamos dar uma olhada para dentro para nos redefinirmos para que possamos enfrentar o ambiente econômico, atender nossos clientes e alcançar a visão de longo prazo da Zoom”, disse no último mês.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

O mais conceituado portal sobre startups do Brasil. Veja mais em www.startups.com.br.

Leia o próximo artigo