Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Por que a grande inovação da Starlink não está nos satélites?

E sim no frete. Por meio da SpaceX, que faz foguetes reutilizáveis, ficou muito mais barato levar satélites para fora da terra.

Por que a grande inovação da Starlink não está nos satélites?

(Reprodução SpaceX)

, Founder da StartSe

2 min

7 fev 2024

Atualizado: 7 fev 2024

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Inovou no frete.

Todo mundo sabe que a Starlink, de Elon Musk, tem um potencial enorme. A empresa tem mais de 5 mil satélites em órbita, sendo responsável por quase 50% de todos os satélites ativos no espaço.

Isso permitiu que a empresa criasse a maior rede de internet do mundo, fazendo com que quase toda a superfície terrestre tenha acesso à internet de alta velocidade, a um custo acessível.

Contudo, a grande inovação da Starlink não está nos satélites. Está no frete. Através da SpaceX, que faz foguetes reutilizáveis, ficou muito mais barato levar satélites para fora da terra.

A Starlink é uma subsidiária da SpaceX. Com foguetes reutilizáveis, o lançamento de um satélite no espaço chega a ser até 20 vezes mais barato, em comparação com a forma anterior de lançamento.

Para tangibilizar isso, a SpaceX fez 67 lançamentos de foguetes para o espaço em 2023. São quase 6 lançamentos por mês. A exploração espacial atingiu um nível jamais visto na história.

Ou seja, amigos... o custo do frete é o que permitiu o surgimento de uma constelação de satélites capazes de oferecer internet de alta velocidade em qualquer lugar do mundo, a preços acessíveis.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Fundador do StartSe, empresa de educação continuada com sede no Brasil e operações no Vale do Silício e na China. Empreendedor há mais de 10 anos, apaixonado por vendas e criação de produtos. Trabalha todos os dias para "provocar novos começos" através do compartilhamento de conhecimento.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!