Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Por que a dona do ChatGPT abriu seu primeiro escritório na Ásia?

Empresa escolheu Tóquio por ser uma região que tem se tornado referência em inovação e tecnologia

Por que a dona do ChatGPT abriu seu primeiro escritório na Ásia?

Reprodução OpenAI

, jornalista

4 min

15 abr 2024

Atualizado: 15 abr 2024

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

OpenAI, dona do ChatGPT, anunciou a abertura de seu primeiro escritório na Ásia, localizado em Tóquio, no Japão.

O motivo? A escolha de Tóquio como sede não é coincidência; a cidade está se estabelecendo como um centro de referência para investimentos em inovação e tecnologia.

Detalhes: em outras palavras, a companhia marca presença em uma região que busca, por exemplo, retomar a liderança na fabricação de chips (para você ter uma noção, no final dos anos 1980, o Japão correspondia por quase da metade da indústria global de semicondutores) ― o que tem super a ver com inteligência artificial.

Como assim?  

Imagine o cérebro como um chip para a inteligência artificial. Assim como nosso cérebro precisa de neurônios para funcionar, a IA precisa de chips poderosos para processar as informações.

Mercado bilionário: e à medida que o setor de inteligência artificial cresce (estima-se um crescimento de 35% ao ano até 2025, chegando a US$ 126 bilhões em receita de software de IA, segundo a Statista).

O que isso significa para a OpenAI? Ao se estabelecer em Tóquio, a OpenAI se aproxima de um dos principais centros de pesquisa e desenvolvimento de chips de IA do mundo. 

Isso pode facilitar o acesso da empresa a novas tecnologias e parcerias estratégicas, impulsionando ainda mais a inovação em inteligência artificial.

O que diz a OpenAI? "Estamos entusiasmados por estar no Japão, que tem uma rica história de pessoas e tecnologia unidas para fazer mais. Acreditamos que a IA irá acelerar o trabalho, capacitando as pessoas para serem mais criativas e produtivas, ao mesmo tempo que proporciona um amplo valor às indústrias atuais e novas que ainda não foram imaginadas", disse Sam Altman, CEO da OpenAI, em comunicado.

Afinal, um dos movimentos recentes do país: um investimento de aproximadamente US$ 3,9 bilhões na empresa Rapidus. 


O que você pode aprender com isso? A escolha estratégica da OpenAI em basear seu escritório em Tóquio como um de seus escritórios demonstra a importância de se adaptar às tendências globais e se conectar com centros de inovação. É importante estar presente em mercados emergentes e em rápida expansão para capturar oportunidades e impulsionar o crescimento.

*Artigo escrito em conjunto com a inteligência artificial generativa e revisado pelos nossos jornalistas

Leitura recomendada

Aprenda a construir projetos, estratégias e times AI com canvas, frameworks e ferramentas práticas que desenvolvemos internamente. Se inscreva para a próxima turma aqui. 

 

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!