Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Oxxo: o que está por trás da abertura de 19 mil unidades dos mercadinhos?

A sócia da Raízen no OXXO é a FEMSA, uma das maiores engarrafadoras de Coca-Cola do mundo. Entenda!

Oxxo: o que está por trás da abertura de 19 mil unidades dos mercadinhos?

Oxxo (Foto: divulgação)

, Founder da StartSe

3 min

12 jun 2023

Atualizado: 12 set 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

O entrelaçamento dos mercados. Quem mora em São Paulo começou a ver as lojas OXXO pipocando em cada esquina. O ritmo de abertura de novos pontos é de 1 por dia. Já são mais de 300 por aqui e cerca de 19 mil na América Latina.

O que é a rede Oxxo? 

O "mercadinho" é uma empresa mexicana, fundada em 1978.
 

Como se pronuncia a palavra Oxxo em português?

Assim: 'ó-quis'sô'.

Quem é dona do OXXO? 

Como você viu, trata-se de uma empresa mexicana, mas que veio ao Brasil trazida pela Raízen, empresa de energia que é dona, dentre outras coisas, da Shell.


Quem está por trás do Oxxo no Brasil?

Quem é sócia da Raízen no OXXO é a FEMSA, uma das maiores engarrafadoras de Coca-Cola do mundo. Mas por quê uma empresa de postos de combustíveis e uma fabricante de refrigerante investiram num mercadinho?

Primeiro: pela diversificação. Apostar em outras frentes e diversificar a receita é um ponto fundamental. Quem é dono de postos de combustível fica assustado quando o assunto é carro elétrico, por exemplo.

Segundo: pela expertise. A Raízen tem uma rede de lojas nos seus postos de combustíveis chamada Shell Select. Essa sinergia de logística, operações e tecnologia pode beneficiar as duas companhias.

Por que importa?

Cada vez maios, o mercado vive um processo de entrelaçamento. Posto de gasolina vira mercado. Mercado vira banco. Banco vira escola. Escola vira e-commerce. E-commerce vira hospital... e por aí vai. 

Leitura recomendada

Essa é uma visão clara de que os novos modelos de negócio estão mudando. E quem domina isso primeiro consegue acumular lucros e diferenciais competitivos antes dos outros. No Vale do Silício essa dinâmica é mais comum que no Brasil, mas a onda está vindo por aqui com força. Se quiser aprender como que a OXXO e as empresas do Vale do Silício pensam e constroem seus modelos de negócio, o melhor lugar do Brasil para você aprender isso é aqui. Veja mais
 

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Fundador do StartSe, empresa de educação continuada com sede no Brasil e operações no Vale do Silício e na China. Empreendedor há mais de 10 anos, apaixonado por vendas e criação de produtos. Trabalha todos os dias para "provocar novos começos" através do compartilhamento de conhecimento.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!