Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Sua organização é minimamente infinita?

Nenhum modelo de negócio dura para sempre, mas empresas pode sobreviver e continuar relevantes se souberem pensar e agir como uma Organização Infinita.

Sua organização é minimamente infinita?

Foto: Getty Images

, Produção de Conteúdo

7 min

15 set 2022

Atualizado: 4 jan 2023

Se você nos acompanha há algum tempo, você já deve ter nos escutado falar das Organizações Infinitas.

Mas afinal, o que significa, de fato, todo esse conjunto de ideias e estratégias que inspiraram nossos professores a escreverem o livro de negócios mais vendido do Brasil e estrelarem o melhor Podcast de empreendedorismo e inovação?

São muitos fatores que contribuem para que uma empresa continue relevante, e é o conjunto deles que a levará a uma possível perpetuidade. Porém, se você está na dúvida de por onde começar, há alguns passos diferenciais que poderão fazer sua empresa ser percebida como minimamente infinita.

Organizações Minimamente Infinitas são aquelas que se preocupam muito mais com as relações do que transações. Para além de contabilizar lucro e receita, deve haver uma preocupação com a relação com o cliente. 

Entender o perfil do seu cliente, o que ele gosta - e o que não gosta -, quais são as melhores soluções para os problemas que ele busca resolver, como encantá-lo, e ter a sensação de que você está gerando valor para o cliente é o primeiro passo.

Há vários caminhos para chegar até lá… investir em customer experience, em recorrência, obter sua atenção, são todas estratégias que sua empresa utilizará mais pra frente, entretanto, tudo é feito com um propósito - o de conquistar os clientes. 

Uma vez que isso é entendido e colocado como prioridade dentro da empresa, fica bem mais fácil construir essa relação duradoura aos pouquinhos. Antes de tudo é preciso transparecer confiança e valor ao cliente, fazer com que ele enxergue sua empresa com um olhar positivo, e queira ir até ela - mesmo que nesse caso a empresa vá até o cliente, é preciso haver essa intenção de corresponder.

Estabelecida uma conexão, não há muitos segredos a seguir, independente da estratégia. O mais difícil é conquistar clientes. 

CONFIRA TAMBÉM:

Inspirar-se em empresas relevantes é importante, senão obrigatório. Nenhum modelo de negócio é infinito, e até mesmo a maior empresa do mundo hoje, pode não sobreviver amanhã. Ainda mais com a velocidade de transformação do mundo na Nova Economia, é provável que muitos desses negócios brilhantes não existam mais depois de um tempo. 

No entanto, é essencial se atentar a esses casos de empresas que deram certo e as que tinham tudo para dar certo, mas não sobreviveram, e tirar daí boas lições para serem aplicadas em seu próprio negócio. Ou seja, nunca parar de buscar conhecimento.

A ideia de falar sempre em Organizações Infinitas não é necessariamente de criar um novo modelo de negócio, e sim sermos provocativos e instigantes no que diz respeito a reinventar e recriar uma empresa - não só nos momentos de necessidade. Sair da zona de conforto é algo que poucos estão dispostos a fazer, mas que pode ser incrivelmente transformador para aqueles que têm coragem.

E é claro, se estamos falando de Organizações Minimamente Infinitas, não podemos deixar de citar o MVP. O Produto Mínimo Viável é algo que muitas empresas colocam em prática para testar experimentos e hipóteses. Isso traz a ela um cenário de incerteza. 

E trabalhar com Organizações Infinitas é abraçar as incertezas. É ter a consciência de que tudo, por mais incrível que seja, pode chegar ao fim, e ter clareza disso é importante para estar sempre atento em que ações podem ser tomadas para evitar a ruína, e quais outras a salvariam mesmo antes de uma queda. 

Se você deseja saber mais e entender melhor as estratégias e mindset das Organizações Infinitas, não deixe de se inscrever no canal do Youtube e conferir o Podcast, para estar atualizado com os melhores debates sobre negócios toda semana:

Thumbnail do vídeo

Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Produtora de conteúdo na StartSe, roteirista e organizadora do Podcast Organizações Infinitas.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo