Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


O que o ano de 2023 reserva para os negócios?

O ano de 2022 nos trouxe muitas lições, que certamente pautam o que está por vir no mundo dos negócios, inovação e tecnologia em 2023.

O que o ano de 2023 reserva para os negócios?

Foto: Getty Images

, Produção de Conteúdo

7 min

22 dez 2022

Atualizado: 4 jan 2023

A imprevisibilidade no ano de 2022 foi muito grande. Ao mesmo tempo em que a pandemia se flexibilizou, o mundo não contava com uma guerra entre Rússia e Ucrânia, que teve impactos e desdobramentos em diversos setores da economia mundial.

A Copa do Mundo também foi um fator importante para a economia em diversos setores, tanto para empresas patrocinadoras dos jogos, quanto para emissoras de televisão, redes sociais e organizações que nada tem a ver com o futebol, mas que, de alguma forma, se beneficiaram no período de promoções da Copa.

Aqui no Brasil, além de tudo, contamos com um cenário turbulento e incerto de eleições que perdurou ao longo do ano todo, praticamente. Em resumo, por mais que alguns dos efeitos de imprevisibilidade fossem continuação do que já vivemos em 2021 e estamos vivendo na Nova Economia, outros fatores de peso surgiram em 2022.

A grande lição que podemos tirar desse tudo é que, infelizmente, não podemos prever muitas dessas imprevisibilidades. Entretanto, podemos nos planejar e nos proteger para adversidades futuras, para não sofrermos tanto com seus impactos negativos.

Do ponto de vista do líder de negócio ou empresário, é essencial entender que daqui para frente, nos encontraremos cada vez mais com cenários de incertezas. E entender a incerteza como benéfica e não fator angustiante, apesar de não ser uma tarefa fácil, é o que muitas vezes pode manter uma organização relevante. 

HABILIDADE ESSENCIAL DE UMA ORGANIZAÇÃO INFINITA 

Na antropologia e na sociologia, fica claro como o meio influencia os indivíduos. Claro que, em se tratando de seres humanos, nós somos providos de livre-arbítrio e podemos ter nossas próprias escolhas, mas é inegável que a sociedade em que fomos criados pode ter uma enorme influência sobre as mesmas. 

Para o sociólogo Émile Durkheim, a conduta humana não só recebe influência direta do meio, como também aqueles indivíduos que tendem a querer se rebelar contra a cultura imposta, são coagidos e censurados pela sociedade. Para Durkheim, existe também uma força coercitiva que nos conduz a agir de formas socialmente aceitas, à revelia de nossa vontade individual. 

No mundo dos negócios, podemos dizer que essa lógica também se aplica. É o caso da Apple, por exemplo, que por muito tempo manteve seu sistema operacional estritamente fechado e viu-se obrigada a tornar o Mac uma arena aberta, permitindo softwares e programas de outros desenvolvedores para se manter competitiva no mercado. 


Portanto, ainda que as empresas tenham sua própria individualidade, qualquer modelo de negócio precisa ser algo compatível com os desejos e necessidades do mercado e público consumidor. A organização que souber adaptar-se às transformações constantes nas tecnologias e padrões de consumo sem perder sua originalidade, sai vitoriosa.


ADAPTABILIDADE CULTURAL

Por mais que máquinas e robôs estejam sendo cada vez mais incorporados na força de trabalho das empresas, a adaptabilidade e transformações culturais são feitas e lideradas por pessoas. 

Cabe a cada organização implementar em seus propósitos a cultura da inovação constante e abraçar as incertezas - muitas vezes, podendo até provocá-las. 

Bem como a ambiguidade e adaptabilidade organizacionais, Big Techs, crise do Venture Capital, novas tecnologias e movimentos do trabalho foram muito comentados ao longo do ano. 

Assista já o episódio especial de retrospectiva de 2022 do Podcast Organizações Infinitas, e esteja atualizado com o que 2023 reserva para o mundo dos negócios:

Você também pode conferir os melhores momentos do podcast no canal Organizações Infinitas no Youtube.

Thumbnail do vídeo

Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Produtora de conteúdo na StartSe, roteirista e organizadora do Podcast Organizações Infinitas.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo

Mapa do site

Sobre Nós

CaptableDigitaliza.aiMorseSnaqStartSe UniversityStartups

Eventos

A StartSe é a plataforma de conhecimento do AGORA. Nossa missão é educar, informar e transformar lideranças e empresas do Brasil através do acesso às experiências mais bem sucedidas de negócios dos principais polos de inovação do mundo.

BAIXE O APP STARTSE!

Google Play BadgeApp Store Badge
Baixe o App Startse!

Cadastre-se e receba diariamente o resumo do que importa AGORA com a análise do time StartSe!


SIGA A STARTSE NAS REDES!

Fale Conosco

Horário de atendimento:
De segunda a sexta, das 10h às 18h

Atendimento exclusivo telefônico

+55 (11) 5039-5602


Atendimento exclusivo WhatsApp
Compras:

+55 (11) 97558-6880


Alunos e Ex-alunos:

+55 (11) 97244-8378

E-mails:
atendimento@startse.com
comercial@startse.com
dpo@startse.com

É um veículo de comunicação e quer receber nossos releases ou agendar uma entrevista conosco?
assessoria@startse.com

STARTSE TURISMO DE NEGOCIOS LTDA CPNJ: 32.291.526/0001-64 | STARTSE INFORMACOES E SISTEMAS S/A CNPJ: 24.554.736/0002-50

Política de Privacidade e Termos
Política Geral de Cancelamento e Remarcação

Todos os direitos reservados © startse.com
São Paulo, Brasil | Palo Alto, EUA | Shanghai, China