A Amazon anunciou que sua divisão de nuvem, a AWS, vai investir R$ 10 bilhões no Brasil nos próximos anos. Esse dinheiro todo vai para a construção de novos data centers. Veja mais abaixo.
Linkedin Junior Borneli
, Founder da StartSe
3 min
•
13 set 2024
•
Atualizado: 13 set 2024
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Seu conteúdo em até 1 minuto*
A Amazon anunciou que sua divisão de nuvem, a AWS, vai investir R$ 10 bilhões no Brasil nos próximos anos. Esse dinheiro todo vai para a construção de novos data centers. Vou explicar.
Com a aceleração do uso da inteligência artificial, a capacidade de processamento que temos hoje precisará crescer exponencialmente. E isso vai levar a uma corrida pela construção de novos data centers.
Não é só a Amazon que está se mexendo nessa direção. A Oracle disse que deve quase dobrar seu parque de data centers nos próximos anos, assim como Microsoft e Google. É uma corrida contra o tempo
Esse negócio é tão relevante que, em Nova Iorque, os analistas de mercado já classificam os investimentos para construção de data centers como sendo a classe de ativos mais quente do mercado imobiliário.
E, como uma coisa puxa a outra, os investimentos em geração de energia também serão enormes. Um data center grande consome diariamente a energia suficiente para abastecer 100 mil casas.
Além de energia, um único data center consome até 3 milhões de litros de água diariamente, para manter-se refrigerado. É um consumo enorme de recursos naturais para que tudo isso funcione.
A título de curiosidade, toda vez que você usa um algoritmo de IA para gerar uma imagem, por exemplo, o consumo de energia é equivalente a duas recargas de um iPhone.
Leitura recomendada
Quer aprender mais sobre as transformações do mercado?
Participe do Executive Program e conecte-se diretamente com Junior Borneli. Inspire-se com quem já faz a diferença! Garanta sua vaga agora!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Founder da StartSe
Fundador do StartSe, empresa de educação continuada com sede no Brasil e operações no Vale do Silício e na China. Empreendedor há mais de 10 anos, apaixonado por vendas e criação de produtos. Trabalha todos os dias para "provocar novos começos" através do compartilhamento de conhecimento.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!