Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

O que é preciso para que uma empresa com muitos sócios funcione?

Ter 1 sócio só pode dar arrepios em muita gente, agora imagina 32 sócios. Sim, esse é o número de sócios que nós temos aqui na empresa. E posso te garantir uma coisa: só chegamos até aqui por causa disso.

O que é preciso para que uma empresa com muitos sócios funcione?

Pessoas conversando no escritório (Foto: via Canva)

, Founder da StartSe

5 min

6 set 2023

Atualizado: 24 out 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Você já teve problema com sócio?

Essa questão ― problema com sócios ― é a principal causa de fechamento de empresas no país. 

  • Desalinhamento de interesses, desequilíbrio de energia, negócios paralelos, acordos mal feitos. Tudo isso gera muita dificuldade.

Ter 1 sócio só pode dar arrepios em muita gente, agora imagina 32 sócios. Sim, esse é o número de sócios que nós temos aqui na empresa. E posso te garantir uma coisa: só chegamos até aqui por causa disso.

Lá atrás, logo depois de ter fundado a empresa, conheci um modelo de gestão diferente, baseado em Partnership

E eu afirmo mais uma vez: esse é o fator mais relevante, em termos de sociedade, que fizemos até aqui.

  • Para que uma empresa com 32 sócios funcione, é preciso que haja um alinhamento máximo entre essas pessoas, onde cada um sabe o seu papel e entende que o todo é mais importante que o individual.

Neste modelo de Partnership, alinhamento e autonomia são palavras chave. Afinal de contas, só pode ter autonomia quem está completamente alinhado com os objetivos do negócio. Caso contrário, é tragédia.

  • O modelo de Parthersnip cria alinhamentos de longo prazo. Todos estamos alinhados pelo Equity da empresa. E essa é a força mais poderosa que você pode ter numa companhia, depois do propósito.

Se você olhar a lista das empresas de maior destaque do país, vai ver que todas usam esse modelo: XP Investimentos, TOTVS, Ambev, etc. E se perguntar ao fundador de cada uma delas, dirão que isso foi crucial para o sucesso.

  • Uma gestão baseada em Equity e Partnership vai muito além do que criar simples modelo de Stock Options. 
     
  • Isso passa pelo DNA da companhia, mais do que um programa de incentivos, é um traço cultural.

Uma sociedade baseada em Equity e Partnership é uma sociedade viva. Por aqui, sócios entraram e saíram do negócio, sempre sem nenhum ruído. Afinal de contas, as regras do jogo são definidas na entrada na sociedade.

Centenas de empresas já implantaram esse modelo, que foi aperfeiçoado por nós, e garantem: isso funciona como um MOTOR DE CRESCIMENTO, afinal de contas, todos estão trabalhando pelo seu patrimônio.

Vamos ser sinceros: auando o esforço de todos virá o benefício de 1 só, há um desalinhamento enorme. Agora, se o seu esforço gera também benefício para si próprio, é diferente. Afinal de contas, o alinhamento é no Equity.

Ninguém trabalha mais do que um dono. Ninguém se dedica tanto quanto um dono. Se você acredita nisso, chegou a hora de transformar seus maiores talentos em seus sócios. Eu fiz isso e não me arrependo nem 1 segundo.

Leitura recomendada
Quem implementou a Partnership na StartSe foram meus sócios Pedro EnglertMatheus Schaumloffel, ex-sócios da XP Investimentos, principal empresa que usa esse modelo no Brasil. Se você quiser aprender com eles, em 2 dias, AO VIVO, o passo a passo deste modelo e como levá-lo para dentro da sua empresa da melhor forma possível, clique aqui e conheça a Imersão Equity & Partnership.

 

 

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Fundador do StartSe, empresa de educação continuada com sede no Brasil e operações no Vale do Silício e na China. Empreendedor há mais de 10 anos, apaixonado por vendas e criação de produtos. Trabalha todos os dias para "provocar novos começos" através do compartilhamento de conhecimento.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!