Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

O que é inovação e quais são os três tipos possíveis?

Assista o novo episódio da série Cooltura

O que é inovação e quais são os três tipos possíveis?

Foto: Nejc Soklic/Unsplash

, jornalista da StartSe

4 min

12 mai 2021

Atualizado: 13 out 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Kodak, BlackBerry, Blockbuster, Atari – essas são algumas das empresas gigantes que faliram por não inovar. Hoje, essas companhias são lembradas exatamente por isso – e a inovação passou a ser uma necessidade para empresas de qualquer segmento ou porte.

 

MAS O QUE É INOVAÇÃO?

Inovar não é, necessariamente, reinventar a roda. A inovação é a criar/explorar algo novo e ser bem sucedido por isso. Isso pode acontecer na criação de um produto, um novo processo ou em uma nova forma de gestão.
 


CONFIRA OS TRÊS TIPOS DE INOVAÇÃO NO NOVO EPISÓDIO DA SÉRIE COOLTURA:

Thumbnail do vídeo

QUAL INOVAÇÃO É MAIS APROPRIADA PARA A SUA EMPRESA?

Nós gostaríamos de ter essa resposta, mas esse diagnóstico varia de acordo com cada companhia, suas necessidades e momentos.


Há, no entanto, três verticais importantíssimas – os três tipos de inovação possíveis - para olhar:

 

1 - Inovação de produtos e serviços

A inovação em produtos e serviços tem como objetivo sempre criar as melhores versões, tendo como pressuposto a ideia que aqueles resultados nunca são os finais – há sempre o que pode ser melhorado.

 

2 - Inovação de modelos de negócio

Foi o que fez a Amazon quando a varejista criou a Amazon Web Services, sua companhia focada em computação em nuvem. Apenas no ano passado, a iniciativa teve uma receita anual de US$ 40 bilhões.

A inovação de modelos de negócio existe quando uma companhia traz um novo modelo de negócios para seu ecossistema ou até mesmo pivota completamente, tendo bons resultados.

 

3 - Inovação em cultura e gestão

A inovação em cultura e gestão acontece quando antigos processos e “modos de fazer” são revisitados. Acontece quando os funcionários de uma companhia deixam de ser movidos pelo controle e passem a ser por contexto, permitindo que tomem pequenas decisões diariamente e seja criada, no final, uma empresa mais ágil. Essa inovação pode acontecer em processos internos ou externos. Confira a explicação completa no vídeo acima.

 

Veja os episódios anteriores:

O Planejamento Estratégico Tradicional se tornou um mecanismo "ingênuo" para acompanhar o ritmo da Nova Economia. Conheça o programa S4D - Strategy for Disruption e veja o inédito Planejamento Estratégico 4D StartSe, único no mundo e capaz de gerar Poder Competitivo e Adaptativo Real para seu negócio.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Apresenta o podcast Agora em 10 na StartSe e também atua na área de Comunidades na empresa. É especialista em inovação, tecnologia e negócios.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!