Durante muito tempo, o Ocidente tratou a China como “economia atrasada”.
Imagem: ChatGPT
, redator(a) da StartSe
3 min
•
23 set 2025
•
Atualizado: 23 set 2025
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
A China era o “país que copiava”, que produzia barato, que dependia de tecnologia ocidental. Essa narrativa já está em colapso e está completamente atrasada.
Nas últimas décadas, áreas como infraestrutura digital, transporte de massa, energia renovável e manufatura avançada confirmam que a China não apenas alcançou, mas em muitos casos ultrapassou padrões ocidentais.
Redes 5G de altíssima capacidade já cobrem quase todo território urbano. O setor de veículos elétricos da China domina o mercado global em volume — empresas como BYD e CATL lideram em produção e exportação. Em energia solar, são os maiores produtores e exportadores.
Em muitas cidades chinesas, a qualidade de internet móvel, entregas urbanas, pagamentos digitais, apps de reconhecimento facial estão mais integrados no dia a dia do cidadão médio do que em diversas metrópoles ocidentais.
Dados recentes da McKinsey apontam que os consumidores chineses estão voltando a consumir mais após anos de incerteza, com comportamento mais racional, mas sem abrir mão de qualidade e tecnologia.
Isso aponta que a “nova China” aposta em inovação doméstica para competir em nível global. A lição para o mundo: liderar em algumas áreas tecnológicas não significa ser “como o Ocidente”, mas construir um modelo próprio capaz de superar essas comparações tradicionais.
É esse o pensamento que quebra a lógica de empresários, empreendedores, diretores, presidentes e altos líderes do Brasil quando embarcam em uma Imersão China. Eles notam que aquilo que se falava, certo tempo, sobre a China, já não existe mais.
E que, sobretudo, se existe um quadrante do globo terrestre que pode e deve aprender com algum outro, é o ocidente com o oriente, e não o contrário.
Se você quer quebrar a lógica ocidental e abrir a sua cabeça para o que a China está construindo, veja aqui a próxima data da Imersão China com a StartSe.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
redator(a) da Startse
Jornalista e Copywriter. Escreve sobre negócios, tendências de mercado e tecnologia na StartSe.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!