Sou Aluno
Formações
Imersões Internacionais
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas
Consultoria
Tecnologia

O fim dos carros a combustão? Marcas vão focar só em elétricos a partir de 2030

Ford, Volvo e Jaguar confirmam que vão passar a fabricar só carros elétricos já a partir de 2025

O fim dos carros a combustão? Marcas vão focar só em elétricos a partir de 2030

Volkswagen id.4 (foto: Divulgação/Volkswagen)

Alberto Cataldi

, Head de Conteúdo

7 min

17 mar 2021

Atualizado: 1 jun 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

A Tesla pode ser a referência quando o assunto é carros elétricos. Mas outras marcas estão de olho nesse título. E diversos movimentos governamentais e de mercado não deixam dúvida: a partir de 2030, o mundo vai ver uma onda de carros elétricos como nunca aconteceu.

A Ford, que recentemente anunciou sua saída do Brasil, já confirmou que venderá apenas carros elétricos na Europa a partir do fim desta década. O compromisso foi firmado com um investimento de US$ 1 bilhão em sua fábrica na Alemanha para fazer uma conversão profunda nos métodos de produção.  A sueca Volvo também colocou a mesma meta para sua linha europeia.

Outras empresas ainda não anunciaram o banimento dos elétricos de suas linhas, mas não estão longe. No fim do ano passado, a General Motors afirmou que investirá US$ 27 bilhões no desenvolvimento e fabricação de carros elétricos e autônomos até 2025. Já a alemã Volkswagen tem a meta de vender 1 milhão de carros elétricos só neste ano, capitaneado principalmente pelo recém-lançado ID.4, seu novo carro popular que dará origem a uma nova linha de modelos. Além disso, a fabricante alemã anunciou que irá construir seis gigafábricas na Europa, responsáveis por produzir o equivalente a 240 gigawatt hora por ano em baterias para seus veículos.

  • Tsunami automotivo: o que está acontecendo neste mercado?
  • Netflix dos carros: a chegada dos veículos sob demanda
  • Estão faltando chips pra produzir carros, computadores e celulares no mundo
  • Veja o carro elétrico mais barato do Brasil: novo Renault Kwid E-TECH
  • Novo carro elétrico da Volkswagen é um Tesla popular

MOVIMENTOS GOVERNAMENTAIS

As decisões são motivadas em grande parte pelas leis mais restritivas de emissões que vão entrar em vigor em breve na Europa. A Noruega, por exemplo, planeja banir a venda de carros a combustão já a partir de 2025, enquanto a França espera fazer o mesmo até 2040. Na China, maior mercado automotivo do mundo, a partir de 2035 a venda de carros será exclusiva para os elétricos.

Pode até parecer ousado, mas muitos países já estão bem próximos de ter uma frota  totalmente eletrificada. Mais um efeito da pandemia: 2020 foi o ano em que mais se vendeu carros elétricos na história, chegando a 2,3 milhões de unidades (em 2019, foram 2,17). Ainda segundo o Fórum Econômico Mundial, do total de veículos vendidos na Noruega no ano passado, quase 75% foram elétricos. Na Islândia, foram 45% (confira a lista completa no fim do texto).

Para explicar essa tendência e mostrar o que vem por aí, preparamos o vídeo que você vê a seguir:

Thumbnail do vídeo

PARTICIPAÇÃO DE CARROS ELÉTRICOS NAS VENDAS DE 2020:

  1. Noruega - 74,8%
  2. Islândia - 45,0%
  3. Suécia - 32,2%
  4. Holanda - 24,9%
  5. Finlândia - 18,1%
  6. Dinamarca - 16,4%
  7. Suíça - 14,3%
  8. Portugal - 13,5%
  9. Alemanha - 13,5%
  10. Luxemburgo - 11,4%
  11. França - 11,3%
  12. Bélgica - 10,7%
  13. Reino Unido - 10,7 %
  14. Áustria - 9,5%
  15. Irlanda - 7,4%
  16. China - 6,2%
  17. Estados Unidos - 2,3%

O "Tradicional" já não tem mais impacto. Conheça nosso programa de Formação Executiva xBA e construa um diferencial competitivo relevante para sua liderança, dominando os inovadores princípios de uma Gestão Exponencial aprendendo diretamente com experts internacionais do Vale do Silício, em um programa exclusivo e restrito em parceria com a Nova SBE Executive Education, uma das mais conceituadas Escolas de Negócios da Europa.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!

Imagem de fundo do produto: Executive Program | StartSe

Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Head de Conteúdo e Partner na Startse. Mais de 20 anos de experiência na coordenação e produção de conteúdo editorial e para marcas. Fala sobre estratégia, inovação, tecnologia e comunicação.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!