Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

O fim dos carros a combustão? Marcas vão focar só em elétricos a partir de 2030

Ford, Volvo e Jaguar confirmam que vão passar a fabricar só carros elétricos já a partir de 2025

O fim dos carros a combustão? Marcas vão focar só em elétricos a partir de 2030

Volkswagen id.4 (foto: Divulgação/Volkswagen)

, Head de Conteúdo

7 min

17 mar 2021

Atualizado: 1 jun 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

A Tesla pode ser a referência quando o assunto é carros elétricos. Mas outras marcas estão de olho nesse título. E diversos movimentos governamentais e de mercado não deixam dúvida: a partir de 2030, o mundo vai ver uma onda de carros elétricos como nunca aconteceu.

A Ford, que recentemente anunciou sua saída do Brasil, já confirmou que venderá apenas carros elétricos na Europa a partir do fim desta década. O compromisso foi firmado com um investimento de US$ 1 bilhão em sua fábrica na Alemanha para fazer uma conversão profunda nos métodos de produção.  A sueca Volvo também colocou a mesma meta para sua linha europeia.

Outras empresas ainda não anunciaram o banimento dos elétricos de suas linhas, mas não estão longe. No fim do ano passado, a General Motors afirmou que investirá US$ 27 bilhões no desenvolvimento e fabricação de carros elétricos e autônomos até 2025. Já a alemã Volkswagen tem a meta de vender 1 milhão de carros elétricos só neste ano, capitaneado principalmente pelo recém-lançado ID.4, seu novo carro popular que dará origem a uma nova linha de modelos. Além disso, a fabricante alemã anunciou que irá construir seis gigafábricas na Europa, responsáveis por produzir o equivalente a 240 gigawatt hora por ano em baterias para seus veículos.


MOVIMENTOS GOVERNAMENTAIS

As decisões são motivadas em grande parte pelas leis mais restritivas de emissões que vão entrar em vigor em breve na Europa. A Noruega, por exemplo, planeja banir a venda de carros a combustão já a partir de 2025, enquanto a França espera fazer o mesmo até 2040. Na China, maior mercado automotivo do mundo, a partir de 2035 a venda de carros será exclusiva para os elétricos.

Pode até parecer ousado, mas muitos países já estão bem próximos de ter uma frota  totalmente eletrificada. Mais um efeito da pandemia: 2020 foi o ano em que mais se vendeu carros elétricos na história, chegando a 2,3 milhões de unidades (em 2019, foram 2,17). Ainda segundo o Fórum Econômico Mundial, do total de veículos vendidos na Noruega no ano passado, quase 75% foram elétricos. Na Islândia, foram 45% (confira a lista completa no fim do texto).

Para explicar essa tendência e mostrar o que vem por aí, preparamos o vídeo que você vê a seguir:

Thumbnail do vídeo

PARTICIPAÇÃO DE CARROS ELÉTRICOS NAS VENDAS DE 2020:

  1. Noruega - 74,8%
  2. Islândia - 45,0%
  3. Suécia - 32,2%
  4. Holanda - 24,9%
  5. Finlândia - 18,1%
  6. Dinamarca - 16,4%
  7. Suíça - 14,3%
  8. Portugal - 13,5%
  9. Alemanha - 13,5%
  10. Luxemburgo - 11,4%
  11. França - 11,3%
  12. Bélgica - 10,7%
  13. Reino Unido - 10,7 %
  14. Áustria - 9,5%
  15. Irlanda - 7,4%
  16. China - 6,2%
  17. Estados Unidos - 2,3%

O "Tradicional" já não tem mais impacto. Conheça nosso programa de Formação Executiva xBA e construa um diferencial competitivo relevante para sua liderança, dominando os inovadores princípios de uma Gestão Exponencial aprendendo diretamente com experts internacionais do Vale do Silício, em um programa exclusivo e restrito em parceria com a Nova SBE Executive Education, uma das mais conceituadas Escolas de Negócios da Europa.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Head de Conteúdo e Partner na Startse. Mais de 20 anos de experiência na coordenação e produção de conteúdo editorial e para marcas. Fala sobre estratégia, inovação, tecnologia e comunicação.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!